Brasil Novo Notícias: TURBINAS DE BELO MONTE DEVEM SER PARALISADAS APÓS A MORTE DE UMA TONELADA DE PEIXES NO PA

quinta-feira, 15 de março de 2018

TURBINAS DE BELO MONTE DEVEM SER PARALISADAS APÓS A MORTE DE UMA TONELADA DE PEIXES NO PA

A empresa Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte instalada no Rio Xingu, no Pará, deverá paralisar testes em unidades geradoras por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão, tentativas realizadas em janeiro causaram a morte de pelo menos uma tonelada de peixes.
A notificação foi emitida na sexta-feira (9), proibindo a empresa de realizar novos testes e manobras de parada e partida das unidades operantes até apresentar um plano para diminuir impactos contra a fauna aquática. O projeto deve aprovado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental.
Nos testes realizados em janeiro, de acordo com o Ibama, a rotação das turbinas atraíram cardumes que se aproximaram do equipamento. Os animais acabam morrendo quando a velocidade aumenta. "Em operação normal, a força da correnteza impede a aproximação da fauna aquática", diz a nota do órgão.
Em nota a Norte Energia disse que tem providenciado barreiras e outras soluções para dar evasão aos cardumes nas zonas próximas do tubo de sucção de unidades geradoras. A empresa informou ainda que mantém equipes de resgate de peixes, que atuam no acompanhamento das turbinas e nas manobras de comportas.
O Ibama informou que o aviso antecede o início dos testes da nova turbina do empreendimento, mas se aplica às outras oito unidades que já estão em operação.

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário