Brasil Novo Notícias: IBAMA E SEMAT APREENDEM CERCA DE 300KG DE PEIXE EM ALTAMIRA

segunda-feira, 5 de março de 2018

IBAMA E SEMAT APREENDEM CERCA DE 300KG DE PEIXE EM ALTAMIRA


Mapará, pial e surubins estavam sendo comercializados de forma ilegal nos mercados da cidade, a operação reuniu fiscais da SEMAT, agentes do IBAMA, Polícia Militar (GTO) e Guarda Municipal, além de agentes do Demutran. As ações foram realizadas durante a manhã deste domingo (4), em Altamira no sudoeste do Pará.
Foram aproximadamente 300kg de peixes apreendidos durante a operação, já que nesta região do Xingu, algumas espécies estão no período do *defeso, são eles;
• Curimatá
• Pacu
• Aracu
• Pirapitinga
• Marapá
• Fura-calça
• Branquinha
• Jutuarana
Já os surubins apreendidos estavam em tamanho inferior ao estipulado pelos órgãos fiscalizadores, que deve respeitar o tamanho mínimo de 80cm, e os que foram encontrados em sua maioria se quer chegava a 70cm.
DOAÇÃO
Todos os peixes apreendidos foram levados para instituições na cidade e doados, a casa do Idoso próximo a estrada da Serrinha e o ECOM - Espaço de Convivência do Município que abriga crianças em situação de risco ou conflito, foram as beneficiadas.
FISCALIZAÇÕES
Essa já é a segunda grande apreensão de pescado em período de defeso em Altamira, a última ação realizada em fevereiro aconteceu no Rio Xingu, na região do Poção, Furo do Trindade e Bacabal, quando agentes do IBAMA e SEMAT também apreenderam 400kg de peixes como; Curimatã, Pial entre outros, que tem a pesca proibida nessa época do ano.
PERÍODO
O defeso começou no Xingu em 15 de novembro do ano passado e segue até o dia 15 de março/2018.
EXCEÇÃO
Cada pescador profissional tem o direito de pescar até 10kg para consumo de subsistência de sua família, já o pescador amador tem o direito de pescar até 5kg, toda e qualquer pesca das espécies para comércio é proibida.
(*) DEFESO: Época em que os peixes estão em fase de desova/piracema e os pescadores recebem do governo um valor em dinheiro para se sustentar e evitar a pesca, dando condições a natureza de se reproduzir.
Por: Felype Adms
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário