Brasil Novo Notícias: SEMINÁRIO DISCUTE OS IMPACTOS DOS GRANDES PROJETOS NA REGIÃO DO XINGU NESTA QUINTA

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

SEMINÁRIO DISCUTE OS IMPACTOS DOS GRANDES PROJETOS NA REGIÃO DO XINGU NESTA QUINTA



O Seminário “As Veias Abertas da Volta Grande do Xingu” será realizado nesta quinta-feira (11), no auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará, em Belém. No dia 29 de novembro no ano passado, quando o evento seria promovido, o prefeito de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi, chegou ao local acompanhado de uma comitiva de apoiadores. Houve tumulto, o encontro acadêmico foi interrompido e o caso foi registrado na Polícia Federal.
À época, em nota divulgada no seu perfil em uma rede social, a prefeitura de Senador José Porfírio confirmou que Biancardi compareceu ao evento na UFPA sem ter sido convidado, mas negou que ele tenha impedido os debates e a saída de pessoas do local.
“Seus significados são políticos e acadêmicos”, defendem os organizadores do seminário. Além do desagravo, um dos sentidos do evento é o de reiterar a ação de pesquisadores, estudantes e professores em consonância com princípios éticos, em defesa de linhas de trabalho independentes e socialmente comprometidas, assim como de autonomia intelectual.
“Dessa forma, conhecimento e informação tornam-se dinâmicos, como ferramentas para transformar, produzir críticas e defender posicionamentos contra o genocídio de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia, contra a destruição irreversível dos recursos naturais e a imposição de silêncios, isolamentos, regressões de direitos territoriais, étnicos, ambientais e de expressão”, complementam.
Programação
A programação do evento foi organizada em duas mesas. Nelas, serão discutidos resultados de pesquisas sobre os efeitos sociais, ambientais e políticos de dois megaempreendimentos instalados na região do Rio Xingu, no estado Pará: a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e o Projeto Volta Grande da Mineração, empreendimento da mineradora canadense Belo Sun que se propõe a explorar ouro nessa região do Rio Xingu.
Os trabalhos realizados nessa região da Volta Grande do Xingu dialogam com práticas jurídicas, orientadas para a exigência de procedimentos adequados ao corpo legal e ao reconhecimento de direitos, que via de regra tem sido vilipendiados pelas empresas – Norte Energia, Mineração Belo Sun e as que lhe antecederam, como a Oca Mineração e a Verena Mineração, por exemplo.
Parte da pesquisa consistiu no mapeamento social orientado para o fortalecimento dos agentes locais. “Em inúmeras situações identificadas, ficaram evidentes os conflitos com empresas, segmentos do agronegócio, projetos governamentais (hidrelétricas, portos, estradas de ferro)”, relatam os organizadores entre os quais estão a professora Rosa Acevedo Marín, professora titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.
Ela conta que esses processos identitários e as mobilizações políticas de povos indígenas, de populações e comunidades tradicionais que reivindicam direitos territoriais, étnicos e ambientais têm sido temas de pesquisas e publicações do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, entre outros trabalhos capitaneados pela Universidade.“A pesquisa praticada insere-se e articula-se refletidamente com os agentes sociais e as mobilizações que protagonizam no Brasil. A programação desse Seminário incorpora como possibilidade plena o conhecimento dos povos e seu desejo de autonomia, respeito, dignidade”, aponta Rosa Acevedo.

O Seminário “Veias abertas da Volta Grande do Xingu” será realizado pela parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Faculdade de Etnodiversidade/ Campus Altamira (UFPA), a Universidade do Estado do Amazonas, os Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e Cartografia da Cartografia, o Grupo de Pesquisa Lab Ampe (UFPA), a Fundação Rosa Luxemburgo, Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Ressaca, Gallo, Ouro Verde e Ilha da Fazenda (COOMGRIF), o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, com o apoio da Fundação Ford.
Serviço
Seminário As Veias Abertas da Volta Grande do Xingu, nesta quinta-feia, 11, às 15h, no Auditório Benedito Nunes (UFPA). Entrada livre.
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário