Brasil Novo Notícias: PRIMEIRA FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO XINGU SE ENCERRA COM CONTEMPLAÇÃO DO RIO

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PRIMEIRA FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO XINGU SE ENCERRA COM CONTEMPLAÇÃO DO RIO

Primeira Feira Literária Internacional do Xingu se encerra 
com contemplação do rio (Imagem: G1/PA)
Se encerrou nesta sexta-feira (3) a primeira Feira Literária Internacional do Xingu (Flix). O evento estimula a produção local e o incentivo à leitura na região.
O encerramento foi com um passeio de barco em frente a Altamira, sudeste do estado. Essa foi uma forma diferente de apresentar os encantos da região durante o evento que marcou a valorização da literatura feita e consumida nesta parte do estado.
No rio, os participantes contemplaram uma das imagens mais bonitas da cidade. Além disso, o rio Xingu também serve de inspiração para muitos poetas paraenses que ainda são anônimos.
Nós pensamos em fazer uma atividade cultural que tivesse uma interação com o rio. Momento em que as pessoas navegam pelo rio declamando poesias, lendo livros, cantando e dançando”, explica o professor Neivaldo Santana.
A poetisa Sônia Feitosa gostou da iniciativa. “O que seria de nós sem a poesia? Ela é uma fuga, é um estado de espírito. Num momento tão difícil de viver, a poesia nos acalenta”, diz.
A feira, que ocorreu durante quatro dias, levou centenas de pessoas ao Centro de Eventos de Altamira. Obras como a de Antônio Ubirajara, que já tem cinco livros publicados, ganharam destaque. “A gente fica extremamente feliz, porque é uma troca de informações e ainda divulgamos o nosso trabalho”, diz.

Para a organizadora da Flix, Maria Ivonete Coutinho, o evento foi um sucesso. “Eu creio que a feira cumpriu o seu objetivo maior, que é o de dar visibilidade aos escritores”, diz.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário