Brasil Novo Notícias: PROCON ALERTA CONSUMIDORES PARA OS DIREITOS EM SUPERMERCADOS NO PARÁ

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PROCON ALERTA CONSUMIDORES PARA OS DIREITOS EM SUPERMERCADOS NO PARÁ


Consumidor tem o direito de trocar produtos comprados com
prazo de validade vencido. (Foto: Reprodução/TV Liberal)

A Diretoria de Defesa do Consumidor no Pará (Procon) alerta os consumidores para um direito que muitos talvez desconheçam: ao comprar qualquer produto com prazo de validade vencido em supermercados, a pessoa pode trocar por outro produto dentro do prazo de validade, gratuitamente. A conduta faz parte da campanha “De Olho na Validade”, em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas).
O objetivo da campanha é estimular no consumidor o hábito de verificar a validade dos produtos colocados à venda nos supermercados. “Todos saem ganhando com esse termo de conduta: o consumidor, que tem o seu direito reforçado, e o fornecedor, que com o auxílio da fiscalização feita pelo consumidor pode evitar multas decorrentes de produtos flagrados nas prateleiras com prazos de validade vencidos”, explica Moysés Bandahan, diretor do Procon-PA.
O Pará foi o segundo Estado a tornar efetiva a ação “De Olho na Validade”, meta de uma campanha idealizada pelo Procon paulista em 2011. No mesmo ano, o Procon e a Aspas assinaram o primeiro termo de conduta. Em outubro de 2015, o termo foi reajustado. Antes da formalização, o número de produtos que poderiam ser trocados em caso de vencimento era ilimitado. Agora, o direito de troca se aplica a, no máximo, cinco produtos do mesmo gênero.
Desde 2010, quando o termo de conduta foi assinado, os supermercados receberam cartazes da campanha, para que o consumidor conheça seus direitos. A Aspas possui 36 empresas associadas, que aderiram à iniciativa. Cada uma delas tem
Diretoria de Defesa do Consumidor no Pará (Procon) alerta os consumidores para um direito que muitos talvez desconheçam: ao comprar qualquer produto com prazo de validade vencido em supermercados, a pessoa pode trocar por outro produto dentro do prazo de validade, gratuitamente. A conduta faz parte da campanha “De Olho na Validade”, em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas).
O objetivo da campanha é estimular no consumidor o hábito de verificar a validade dos produtos colocados à venda nos supermercados. “Todos saem ganhando com esse termo de conduta: o consumidor, que tem o seu direito reforçado, e o fornecedor, que com o auxílio da fiscalização feita pelo consumidor pode evitar multas decorrentes de produtos flagrados nas prateleiras com prazos de validade vencidos”, explica Moysés Bandahan, diretor do Procon-PA.
O Pará foi o segundo Estado a tornar efetiva a ação “De Olho na Validade”, meta de uma campanha idealizada pelo Procon paulista em 2011. No mesmo ano, o Procon e a Aspas assinaram o primeiro termo de conduta. Em outubro de 2015, o termo foi reajustado. Antes da formalização, o número de produtos que poderiam ser trocados em caso de vencimento era ilimitado. Agora, o direito de troca se aplica a, no máximo, cinco produtos do mesmo gênero.
Desde 2010, quando o termo de conduta foi assinado, os supermercados receberam cartazes da campanha, para que o consumidor conheça seus direitos. A Aspas possui 36 empresas associadas, que aderiram à iniciativa. Cada uma delas tem vários tipos e tamanhos de mercado, nos quais são aplicados os termos de conduta.
O empresário Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercados, vê o termo de conduta como um avanço. “O número de produtos trocados nos supermercados, diante da sinalização dos clientes, diminuiu muito em função da campanha. Houve maior atenção de todos, desde gerentes até funcionários, empresas e repositores”, informou.
vários tipos e tamanhos de mercado, nos quais são aplicados os termos de conduta.
O empresário Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercados, vê o termo de conduta como um avanço. “O número de produtos trocados nos supermercados, diante da sinalização dos clientes, diminuiu muito em função da campanha. Houve maior atenção de todos, desde gerentes até funcionários, empresas e repositores”, informou.

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário