Brasil Novo Notícias: POLÍCIA INVESTIGA E-MAIL COM AMEAÇAS RACISTAS NA UFPA

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

POLÍCIA INVESTIGA E-MAIL COM AMEAÇAS RACISTAS NA UFPA

A Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT) apura declarações racistas atribuídas a uma aluna do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail enviado na madrugada de domingo, 17, a professores e à direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) os ameaçava por causa da política de cotas: “Estou mandando esse e-mail para que os coordenadores da UFPA saibam que se continuarem admitindo negros através de processo seletivo, cotas e outros assistencialismos de m*** do gênero, serei obrigada a ameaçar os coordenadores da universidades. A vontade que eu tenho é de ir pra aula com uma 9 mm e fazer um MASSACRE (…)”.
Responsável pelas investigações, a delegada Vanessa Lee não deu entrevistas. Segundo a estudante, um perfil falso criado em seu nome divulga ideias de ódio contra negros, mulheres e gays. O Portal ORM não conseguiu falar com ela.
De acordo com o professor Dr. José Ricardo Vieira, diretor geral do ICB, as denúncias contra a aluna vêm de algum tempo, por causa de um blog associado a ela, com declarações polêmicas. “Nós sabemos que é um caso mais antigo e que isso não é de agora. Já nos reunimos com a aluna, que informou que já registrou um boletim de ocorrência, mas não temos mais informações sobre a denúncia”, conta.
A aluna nega a autoria das declarações. “Já temos um posicionamento da própria aluna, que nega ter escrito os textos”. As denúncias, segundo ele, foram enviadas à Polícia Federal. Em nota, a Universidade Federal do Pará informou apenas que solicitou apoio da PF para a apuração do caso.
No blog “Natureza Feminina”, criado em abril deste ano, supostamente pela estudantem há publicações de cunho racista, machista e declarações ultraconservadoras. Na descrição da suposta escritora, Daniela Feliz Barbosa Guerreira, a ênfase às convicções preconceituosas. “Defensora do patriarcado, da supremacia da raça branca e combatente da degeneração social”, diz o texto. No contato da estudante, um domínio incomum chama atenção: ProntonMail, serviço de correio eletrônico criptografado e mais “seguro”, cujas informações são enviadas em código.

Um dos textos mais compartilhados do blog questiona as cotas raciais na UFPA: “(…) o que hoje eu vejo são apenas negros e mestiços, que entram por COTA; ou seja, mesmo com baixo rendimento acadêmico, seja no ENEM ou em qualquer outro Processo Seletivo, estes cotistas, negros pobres, conseguem entrar na UFPA, por completo desmérito, com aquele velho pretexto da “dívida histórica” que a comunidade afrodescendente tanto clama”, diz um trecho da publicação de 5 de junho deste ano.
Declarações racistas, entretanto, não são o único tipo de opressão compartilhada no blog. Em outro post, a supremacia masculina é reforçada: “Uma mulher que não é fiável, não há mais sentido ou propósito de família. Postulado isto, mulheres vagais e hedonistas não merecem viver, e é um erro deixá-las viver em uma sociedade, pois elas conduzem a mesma sociedade à degeneração. Uma mulher do Mundo, não serve nem presta, nenhum homem que tenha amor-próprio quererá. Um homem de bem não se relaciona com uma mulher que não se valoriza”, escreveu. A Polícia Civil informou que a aluna será ouvida novamente para esclarecer os fatos e dar continuidade à apuração.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário