Brasil Novo Notícias: COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PARÁ GANHAM ESPAÇO EM DOCUMENTÁRIO

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PARÁ GANHAM ESPAÇO EM DOCUMENTÁRIO

Foto: Divulgação
A vida e a organização social dos moradores de quatro unidades de conservação ambiental do Pará é tema do documentário “Eu moro aqui”, um dos projetos contemplados pelo Edital Cultural de Audiovisual. O primeiro dos quatro episódios da produção começa a ser exibido hoje (11), às 20h, na TV Cultura do Pará. Realizado pela TV Norte Independente, a série tem direção e pesquisa assinados pelo cineasta Fernando Segtowick.
A série é um pouco política porque aborda como é a organização social destas comunidades, mostrando o que é esse local e como funciona o corporativismo. O que a gente procura entender é como é morar em um lugar destes. Qual era o compromisso deles com a floresta? E observamos que mesmo morando em lugares afastados, essas pessoas se organizam, se mobilizam e acreditam em diferentes maneiras de preservar espaços e sobreviver a partir dele”, destaca Fernando Segtowick, diretor do documentário.
No primeiro episódio é retratado o turismo como saída sustentável na Reserva Extrativista Tapajós, oeste paraense, depois a produção segue para a Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá, em Curuçá, destacando a importância da reserva marinha para a comunidade. O terceiro episódio mostra a realidade das produtoras de açaí da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuuba, em Curralinho, na ilha do Marajó. O quarto episódio aborda a Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira, em Oriximiná, oeste paraense, que luta há anos pelo reconhecimento do seu território. No total, mais de 30 pessoas foram envolvidas no documentário, que levou quase dois anos para ficar pronto e recebeu R$ 500 mil para realização, além de gerar empregos diretos e indiretos no setor audiovisual paraense.
O legal da série é levar, mesmo para quem é paraense, a realidade destes lugares que ficam a milhares de quilômetros de distância. Tecnicamente foi um desafio muito grande para equipe entrar nessas unidades e gravar com equipamentos grandes. É uma realidade que nós mesmos desconhecemos, mas que atraiu muito a nossa atenção e com certeza vai atrair a do público também”, completa Segtowich.
A série “Eu moro aqui” foi umas das quatro contempladas pelo Edital Cultura de Audiovisual, lançado em 2014, pela Cultura Rede de Comunicação. A TV Cultura do Pará foi a única emissora pública do Norte do Brasil a garantir edital voltado para área em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). No total, foram destinados R$ 3 milhões para produtoras paraenses selecionadas realizarem as minisséries. Em novembro, a Cultura Rede de Comunicação deve lançar um novo edital de audiovisual, dessa vez voltado para a captação de produtos que possam fazer parte da grade de programação da emissora.

Fonte: Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário