Brasil Novo Notícias: ALTAMIRA SEDIA DIA DE CAMPO SOBRE HORTALIÇAS

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ALTAMIRA SEDIA DIA DE CAMPO SOBRE HORTALIÇAS

A Embrapa Amazônia Orienta e a Norte Energia promovem nesta quinta-feira (21), em Altamira (PA), dia de campo voltado para sistemas de produção de hortaliças. O evento começa às 7h30 no Campo Experimental da Transamazônica (Rodovia BR-230, km 23). Ao longo da manhã e parta da tarde, um público esperado de 120 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes, poderá conhecer as tecnologias para produção de alface, cenoura e tomateiro enxertado, além de adubação orgânica e controle de pragas e doenças em hortaliças.
A região de Altamira, assim como o restante do Pará, carece da produção local desses alimentos e depende da oferta de outras regiões. No caso do tomateiro, por exemplo, a combinação de temperatura e umidade do ar elevadas na região Norte cria um ambiente fecundo para doenças do solo, como a murcha-bacteriana, explica o engenheiro agrônomo José Mendonça, da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF).
No dia de campo, Mendonça vai apresentar a técnica de enxertia do tomateiro como alternativa ao problema. “Com a enxertia, juntamos a raiz de um tomateiro resistente, mas com baixa produtividade, e a parte aérea de uma variedade produtiva. É uma técnica limpa e sem impacto ambiental, pois dispensa o uso de agrotóxico para controlar as doenças do solo”, explica.
Para o pesquisador Pedro Celestino Filho, supervisor da Embrapa na Transamazônica, existe grande potencial de mercado para os produtores locais, geração de emprego e renda, dado os ciclos curtos de cultivo característicos das hortaliças e o espaço que pode ser ocupado pelos agricultores da região.
O dia de campo é uma das ações do contrato de contrato de cooperação técnica entre a Embrapa Amazônia Oriental e a Norte Energia, em parceria com a Embrapa Hortaliças. Desde 2014 diversas ações foram realizadas para levar tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento da horticultura nos municípios impactados pelo empreendimento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O campus Altamira da Universidade Federal do Pará e a Emater-PA também apoiam o evento.
Por: Vinicius Soares Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário