Brasil Novo Notícias: SÃO FÉLIX DO XINGU RECEBE A SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS

domingo, 16 de abril de 2017

SÃO FÉLIX DO XINGU RECEBE A SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS

Começa neste sábado, 15, e segue até o dia 19 de abril, mais uma edição da Semana dos Povos Indígenas, na cidade de São Félix do Xingu, no sudeste paraense. Durante uma semana, as etnias Kayapó, Tembé, Gavião, Wai Wai, Kuxuyana, Xikrin, Guajajara, Parakanã, Surui e Munduruku vão participar de atividades culturais, sociais e esportivas. Instituições estaduais estarão presentes para prestar serviços de saúde e cidadania. Seminários e palestras com as lideranças também fazem parte da programação.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), através do projeto “Cidadania Itinerante em Ação”, realizará atendimento de promoção à cidadania à população indígena da região. Serão emitidos vários documentos, entre eles, carteiras de trabalho e de identidade por dia, totalizando 180 carteiras de trabalho e 800 carteiras de identidades. Durante a ação, a Defensoria Pública, em parceria com o cartório local e com a Secretaria de Assistência, Renda e Trabalho (Seaster), vai emitir certidões tardias dos indígenas.
Na ocasião, o coordenador da educação indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mydjere Kaiapó, lançará o programa de formação de professores indígenas para o ensino médio regular, além de abordar o tema “Educação Escolar Indígena: protagonismo indígena e autonomia” durante palestra. A programação acontecerá na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, de 14h as 15h20, no dia 18 de abril.

Com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário