Brasil Novo Notícias: NORTE ENERGIA INICIA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA FUNAI EM ALTAMIRA

terça-feira, 18 de abril de 2017

NORTE ENERGIA INICIA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA FUNAI EM ALTAMIRA

A Norte Energia iniciou a construção da nova sede da Coordenação Centro Leste do Pará da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os trabalhos foram iniciados no início do mês de abril, em terreno localizado na Rodovia Ernesto Acioly a cem metros da margem Rio Xingu e lado da Casa do Índio, que também foi executada pela Norte Energia. Nesta segunda-feira (17/04), funcionários do órgão indigenista estiveram no local em visita técnica para acompanhar o início das obras de construção do prédio que se constituirá na nova sede do mesmo.

Será um prédio moderno totalmente adequado às necessidades da Funai, incluindo estacionamento para veículos leves e de grande porte, como ônibus, por exemplo. Uma das vantagens da nova sede é a proximidade com o rio para atender aos usuários que chegam à cidade de embarcação”, afirma o coordenador da obra e integrante da Superintendência de Assuntos Indígenas da Norte Energia, Bianco Marcelino.
O coordenador da Funai – Centro Leste do Pará, Gilson Curuaia, informou que a nova sede será um marco para a história do órgão indigenista no Pará. “É uma estrutura que vem fortalecer a Funai e, principalmente, melhorar o atendimento junto às comunidades indígenas da região”, comentou.
Com área construída de 1.280 metros quadrados, previsão de conclusão em oito meses e orçamento de cerca de R$ 2,9 milhões, a obra agregará um prédio de quatro pisos com área administrativa e espaços adequados para receber representantes dos povos indígenas da região do Médio Xingu e o público em geral, incluindo espaços para atividades institucionais, auditório para reuniões e instalações para o desenvolvimento de trabalhos de ensino e de pesquisa.
A construção da nova sede da Funai é mais um compromisso da Norte Energia previsto no licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que está sendo cumprido. A obra é fruto de tratativas entre a empresa e o órgão indigenista, o qual participou ativamente na concepção e detalhamento do projeto construtivo, incorporando e ajustando às instalações do mesmo às necessidades da Funai, estabelecendo inclusive a localização do novo prédio.

As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário