Brasil Novo Notícias: FILHOTES DE ONÇAS SÃO RESGATADOS POR AGRICULTOR

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

FILHOTES DE ONÇAS SÃO RESGATADOS POR AGRICULTOR

O casal de filhotes de onça pintada foi encontrado por um agricultor na manhã do último sábado (07), no projeto de assentamento da ressaca. Os felinos estavam em uma caixa na beira da estrada. Jorge recolheu os animais recém-nascidos e levou para casa. Somente no início da tarde desta terça-feira (10), ele pôde vir até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, IBAMA, em Altamira para entregá-los ao órgão. 
A onça pintada é uma espécie carnívora, ameaçada de extinção, e alimenta-se principalmente de mamíferos de pequeno porte. O motivo principal da redução no quantitativo desse felino é o comércio de peles, o que faz da onça-pintada alvo cobiçado de caçadores e comerciantes. Apesar de existirem muitas leis que protegem o animal, é preciso também proteger o seu ambiente natural. A rápida redução de seu habitat é outra ameaça significativa.
Os filhotes de onça foram levados para o Centro de Estudos Ambientais, CEA, da Norte Energia em Belo Monte. No centro, há uma equipe completa de veterinários, biólogos e técnicos que atuam no monitoramento e resgate de fauna nas ilhas remanescentes do reservatório de Belo Monte e que poderão acompanhar os animais.
Reportagem: Paulo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário