Brasil Novo Notícias: janeiro 2014

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cobra gigante é encontrada no travessão do 27, região de Vitória do Xingu

Uma cobra medindo aproximadamente 20 metros foi encontrada por biólogos no quilometro do travessão do 27, da região do Xingu.
A cobra foi encaminhada para o zoológico da Biota, uma área provisória que é
de responsabilidades da Norte Energia. Até que seja construído o zoológico do município de Vitoria do Xingu.
Essa não é a primeira que biólogos ou moradores da região encontram. Na história, até índio já foi engolido.

Postado por Hiromar Cardoso

ALTAMIRA: DUPLA É PRESA ACUSADA DE ROUBOS NO BAIRRO NOVA ALTAMIRA

Dupla é preso acusada de roubos no Bairro Nova Altamira
Em Altamira, Oeste do Pará, Wilian dos Santos Brito  de 18 anos e  Maciano Marques de Souza de 20 anos foram presos nesta quarta (29) durante a madrugada depois de arrombarem  um mercadinho no Bairro Nova Altamira.
 ”Estão falando que foi a gente, mas eu não tenho nada haver com isso ai não” Disse Marciano.
 Com os acusados foram apreendidas estas duas facas que eram usadas para ameaçar as vítimas. De acordo com a policia só lá no bairro Nova Altamira três estabelecimentos foram arrombados. A vitima que teve o mercadinho que prefere não se identificar contou como foi a ação dos bandidos eles estavam em quatro. ele conta que essa não é a primeira vez que ele é assaltado.
 ”Eu estava dormindo com minha família, de repente ouvi o barulho, quando sai vi o local arrombado e algumas coisas foram roubadas” Disse a vítima.
Dupla é preso acusada de roubos no Bairro Nova AltamiraO comerciante lamenta a sensação de insegurança em Altamira e a violência que a cada dia tem aumentado principalmente no Bairro e desabafa que os bandidos ficam soltos enquanto o trabalhador precisa ficar trancafiado para tentar se proteger das ações dos marginais e ainda assim acabam se tornando vitimas deles.
 “Vivemos de forma digna, trabalhamos para conseguir o que precisamos, e para ter paz temos que viver atras das grades, igual bicho, e os malandros estão ai amedrontado as pessoas de bem, isso é terrível”, finaliza a vítima.
 Os dois rapazes ficaram presos e a policia faz buscas para prender os outros dois rapazes que também participaram do arrombamento.
Por: Jucélia Mota e Felype Adms.

NORTE ENERGIA E PREFEITURA DE BRASIL NOVO INAUGURAM PRÉDIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA




Reportagem: Gleyson Araújo
www.tvcidadebrasilnovo.com

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vaticano reconhece virtudes heroicas de irmã Serafina


O Papa Francisco autorizou decreto referente à brasileira Serva de Deus Serafina, religiosa que viveu no século XX. Assim, mais uma brasileira teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Vaticano.

Em audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, na segunda-feira, 27, Papa Francisco autorizou a promulgação de alguns decretos, dentre eles, o referente à religiosa.

A Serva de Deus Serafina, na época Noemy Cinque, era irmã professa da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. Nascida em Urucurituba (AM) em 31 de janeiro de 1913, ela morreu em Manaus (AM) em 21 de outubro de 1988.

Fonte: O Xingu

Infectologista alerta para doenças em período de chuva


O infectologista Reinaldo Monteiro explica quais as doenças que atingem com maior frequência a população de Altamira no período em que as chuvas são intensas. Além disso, o especialista alerta para o cuidado em evitar contato direto com as águas contaminadas.

Em Altamira (PA), a infraestrutura de saneamento básico é precária, o escoamento e drenagem da água das chuvas são deficientes, a rede de esgoto é inadequada e a população não recebe água tratada. Esses problemas refletem na saúde da população, segundo o infectologista.

No recuo das águas, há muitos insetos, roedores, fezes de animais. A proliferação das doenças acontece na ingestão de água ou alimentos contaminados e no contato direto com a pele e mucosas. As doenças mais frequentes são a leptospirose, febre, hepatite A e E, cólera, malária e dengue. Com as águas empoçadas, o acúmulo de mosquitos da dengue é maior e há muitos anos esta é a doença mais frequente na cidade.

A leptospirose é outra doença muito comum que acontece pelo contato com a urina dos ratos, os sintomas são febre, dores no corpo, principalmente na panturrilha e pode ser diagnosticada em exame de sangue. Em casos mais graves pode ocorrer hemorragia pulmonar, água no pulmão e insuficiência renal. A infecção por meio de bactérias também é muito comum, principalmente em crianças.

Segundo o infectologista, o poder público não fornece estrutura urbana para a população, que muitas vezes não consegue se livrar do risco de ser contaminada com alguma doença. Reinaldo Monteiro alerta a população para que seja evitado todo o tipo de contato com água contaminada e que, na suspeita de qualquer doença, a pessoa se dirija a qualquer posto de atendimento de saúde para realização de exames e tratamentos por meio de antibióticos.

Fonte: O Xingu

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bairros em Altamira estão sem água há mais de 15 dias

Cosanpa diz que está executando serviços para melhorar abastecimento. Moradores precisam ir até outros bairros andando para pegar água.

Moradores de alguns bairros de Altamira, no sudoeste do Pará, estão sem água há mais de 15 dias. Em algumas regiões do município, quando a água chega às torneiras, está em condições inapropriadas para o uso.
Dona Francisca não tem água nas torneiras de casa há mais de uma semana. Ela mora no bairro Brasília e tem que se virar para conseguir fazer as tarefas domésticas. "A gente tem que enfrentar, ir abastecendo dos poços para poder manter em casa. Eu não consigo ter muita água. Estou esperando pela chuva para ariar meus alumínios".
No bairro Liberdade, a situação é diferente, quando a água chega às torneiras está suja e imprópria para o consumo. "A situação está feia demais para nós, a água não tem condições nem de fazer comida", afirma Josué.
Segundo a Cosanpa, o problema da água em Altamira seria por causa do crescimento populacional com as obras de Belo Monte, e por serviços de saneamento que estão sendo executados para tentar melhorar o abastecimento de água na cidade.
As obras começaram em 2009 e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, que está entre as condicionantes para a construção da usina hidrelétrica. O objetivo é levar água tratada para 22 bairros da cidade, onde cerca de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas. A conclusão das obras está prevista para junho de 2014.
"Hoje, Altamira está numa situação crítica de abastecimento. Nós estávamos preparados para um determinado número de população, e com esta questão da barragem de Belo Monte, da hidrelétrica, em dois anos essa população mais que triplicou. Hoje, nós temos dois projetos, um é o do PAC e o outro é condicionante da usina", afirmou Fernando Augusto, gerente da Cosanpa.
"A gente sofre, tem criança pequena e não tem água para beber porque aqui, quando a gente quer água, tem que ir lá na Liberdade, e tem que botar balde na cabeça, porque condição para comprar água mineral a gente não tem", afirma a dona de casa Maria Ivone.

Fonte: G1/PA

Whatsapp faz mais uma vitima, mulher é assassinado por não desgrudar do celular!!!

Ciúmes por excessiva atenção dada a redes sociais teria sido motivo do duplo homicídio, que está sendo acusado, Claudio José do Nascimento de 33 anos.Daiane dos Santos, de 21 anos, esposa do acusado, e a sogra, Ana Cláudia dos Santos, de 39 anos, foram mortas com vários golpes de faca, na última quarta-feira (15) em Caarapós, Mato Grosso do Sul (MS).

Claudio foi preso pela polícia militar tentando fugir da Cidade. Daiane foi agredida com 4 facadas, sendo 2 golpes na perna esquerda e dois nas costas e morreu na hora. A mãe dela, Ana, foi agredida com uma facada no peito e um no braço esquerdo, chegou a ser encaminhada ao Hospital São Mateus, de Caarapó, onde não aguentou os ferimentos e morreu pouco depois.

De acordo com informações da polícia, o acusado fugiu do local em veículo Logus VW, mas foi localizado na área central da cidade. Ele foi preso e encaminhado para delegacia da cidade e com ele foi apreendida a arma do crime.

Na delegacia, ele confessou o duplo homicídio. Conforme uma testemunha, o autor esfaqueou Daiane, a mãe dela tentou defender a filha, quando também foi atingida por facadas.

Claudio contou reportagem do Blog, que matou a esposa por ciúme. Ele disse que a esposa não cuidava da casa e fica muito tempo no facebook e Whatsapp. O acusado foi autuado em flagrante por homicídio.

Fonte: Bocão News

Avisos de Licitação em Uruará


Avisos de Licitação. Pregão Presencial nº 9/2014-00010, abertura 07/02/14 às 08h30mim, sede do Executivo Rua 15 de Novembro nº 520, objeto: Contratação de empresa para fornecimento de gêneros alimentícios e água, para atender a Prefeitura Municipal de Uruará e demais secretarias que compõe a gleba administrativa.

Pregão Presencial nº 9/2014-00011, abertura 07/02/14 às 14h30mim, sede do Executivo Rua 15 de Novembro nº 520, objeto: Contratação de empresa para fornecimento de material de limpeza, expediente, armarinhos, utensílios domésticos e gás de cozinha, para atender a Prefeitura Municipal de Uruará e demais secretarias que compõe a gleba administrativa.

Pregão Presencial nº 9/2014-00012, abertura 10/02/14 às 08h30mim, sede do Executivo Rua 15 de Novembro nº 520, objeto: Contratação de empresa para fornecimento de material, equipamentos e suprimentos de informática para atender a Prefeitura Municipal de Uruará e demais secretarias que compõe a gleba administrativa. Informações das 8 às 12 hs no Fone (93) 3532-2932, Extratos de Contrato.

A Prefeitura Municipal de Uruará publica extratos de contratos firmados com a empresa Costa & Paes Ltda contrato nº 20149001 valor R$ 78.400,00 (setenta e oito mil e quatrocentos reais)- Prefeitura Municipal de Uruará, Contrato nº 20149002 valor R$ 39.200,00 (trinta e nove mil e duzentos reais) – Fundo Municipal de Educação e Contrato nº 20149003 valor R$ 39.200,00 (trinta e nove mil e duzentos reais) – Fundo Municipal de Saúde. Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviço de Publicações de extratos de Editais, Contratos, Homologações e outros que se fizerem necessários nas Imprensas Oficiais e Jornais de grande circulação na região, a fim de atender a demanda da Prefeitura Municipal de Uruará e demais secretarias que compõe a gleba administrativa. Ref. P. P. 9/2014-00001.

Por falta de funcionários Ciretran de Uruará só funciona em meio período

Por falta de funcionários Ciretran de Uruará só funciona em meio período
Desde o dia 6 de janeiro, quando iniciou as atividades no ano de 2014, a Agência de Trânsito de Uruará do Detran (Departamento de Trânsito do Pará ) em Uruará, a Circunscrição Regional de Trânsito de Uruará (Ciretran), está funcionando apenas em meio período, isto devido a falta de funcionários e problemas internos, como informou a diretora da Agência, Elizabete Rigo, ao ser procurada pela nossa reportagem. A diretora não quis gravar entrevista, mas disse que a Agência do Detran no município fica aberta para atendimento ao público até as 12 horas e depois os trabalhos são feitos internamente. A falta de funcionários obriga até a faxineira da Agência a fazer o papel de secretária e realizar os primeiros procedimentos no atendimento ao público. O vistoriador, que estava de férias, voltou a trabalhar nesta terça-feira, 28, e as vistorias de veículos já estão sendo realizadas.
 Veículos de Uruará que foram a leilão
A diretora Elizabete informou ainda que os veículos apreendidos em Uruará e que irão a leilão nesta quarta-feira, 29, em Itaituba são 4 motocicletas que são veículos não recuperáveis, inclusive uma delas está sem o motor. Os veículos estão no pátio do Ciretran de Uruará.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realiza nesta quarta-feira (29) em Itaituba, sudoeste do Pará, o leilão de 266 veículos (entre sucatas e recuperáveis). O período de visitação ocorreu de 22 a 28 de janeiro, quando os interessados puderam conferir a situação dos bens.
De acordo com o Detran, serão leiloados 153 veículos em situação de sucatas (sendo 4 de Uruará nesta situação) e 113 recuperáveis. O leilão teve início as 09 horas. Além dos carros apreendidos e retidos no município de Itaituba, também serão leiloados veículos das Circunscrições Regionais de Trânsito de Altamira, Santarém, Oriximiná e Uruará.
Por: Joabe Reis

Homem mata namorada em Altamira e a filha da vítima de apenas 7 anos presencia toda a barbaridade

Homem mata namorada em Altamira na frente da filha da vítima de 7 anos
Um crime bárbaro em Altamira vitimou mais uma mulher. Foi encontrado o corpo de Alexsandra Sales, de 32 anos, morta por enforcamento na manhã desta segunda-feira, (27), no interior da residência onde ela morava com a filha de 7 anos de idade e o namorado.
 Alexsandra Sales
O crime aconteceu na Rua Magalhães Barata, na região central da cidade, e foi cometido pelo namorado, Fabiano Ferreira, vulgo Paraguai, de acordo com o depoimento da filha da vítima de apenas 7 anos de idade que presenciou o assassinato e contou em depoimento a polícia. “Ele segurou ela pelo pescoço, ela gritou, mas ninguém veio socorrer ela. Eu vi ele fazendo isso com a mamãe”, contou a criança aos policiais.
Fabiano Ferreira foi preso em flagrante logo após cometer o crime e levado para a delegacia de polícia civil e irá responder pelo crime de homicídio.
Segundo relatos de vizinhos o casal começou uma discussão verbal acalorada por volta das 22 horas deste domingo terminando no assassinato de Alexsandra na manhã desta segunda-feira, 27. 
Por: Joabe Reis com informações da imprensa de Altamira. 

Agricultor cria máquina e escava poço em cidade sem abastecimento no RN

'Zé de Hercílio' criou engenhoca e abriu poço de 8 metros no terreno dele. Ipueira, na região Seridó, está em colapso no abastecimento d'água. 

Agricultor mostra a máquina que inventou para abrir
poço Ipueira (Foto: Tarcísio Santos/Bico na Rede)
Com a cidade onde mora sem abastecimento regular desde agosto do ano passado, um agricultor de Ipueira, na região Seridó do Rio Grande do Norte, resolveu se virar para garantir mais água dentro de casa em que vive com uma irmã e uma sobrinha. Com os conhecimentos adquiridos em conversas com um primo geólogo, José do Nascimento Medeiros, de 57 anos, conhecido como 'Zé de Hercílio', criou uma máquina e escavou um poço de oito metros dentro do próprio terreno.

"A falta de água estava grande. Quando começou a faltar nas cisternas, resolvi furar esse poço", afirma o agricultor, que afirma não ter plantado nada nos últimos dois anos por causa da seca. Quando o nível do Açude Martelo, localizado na Paraíba, baixou de vez, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) suspendeu o abastecimento da cidade, complicando a situação dos moradores.
Zé de Hercílio descobriu o poço ao observar que em determinado local do terreno as plantas não morriam. Usando o que aprendeu com o primo, o agricultor descobriu a localização exata e começou a perfurar. "Montei uma espécie de bate-estaca antigo. Tem oito metros de profundidade e a coluna de água chega a três metros. Dá para tirar até mil litros por hora", explica.

Para extrair o líquido com mais velocidade, Zé de Hercílio instalou uma bomba manual no local. A água do poço, segundo ele, tem sido usada para serviços domésticos, mas não para consumo. "Uma moradora daqui trabalha em um laboratório na Paraíba e vai levar para análise. Só aí saberemos se pode consumir", diz o agricultor, esperançoso e ao mesmo tempo precavido com a descoberta.


Por: Felipe Gibson
Fonte: G1/RN

QUASE OITO MIL MÍDIAS PIRATAS SÃO INCINERADAS EM ALTAMIRA


Sete mil e setecentas mídias piratas foram incineradas ontem, em Altamira, sudoeste do Pará.

Os CDs e DVDs falsificados foram recolhidos pelos agentes da Polícia Civil durante parte do ano de 2013.

A inutilização do material foi realizada em um forno de uma empresa privada.

Fonte: O Xingu

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Menores são apreendidos pela 2ª vez em oito dias em Uruará

Três menores com idade entre 13 e 14 anos que haviam sido apreendidos há 8 dias na cidade de Uruará, PA, voltaram a ser apreendidos neste domingo, 26, pela polícia militar depois de furtarem uma bicicleta de uma residência do Bairro Jardim Morumbi na zona oeste da cidade por volta das 12 horas do sábado e furtarem uma caixa de som, um óculos, um celular e doces de um comércio da Rua presidente Vargas no Bairro Boa Esperança, zona sul da cidade por volta das 17 horas e 30 minutos também do sábado, 25, no segundo furto eles utilizaram a bicicleta furtada no Bairro Jardim Morumbi.
Fizeram a preensão o sargento PM Vieira, cabo PM França e soldado PM Kleberson. Os menores foram apresentados ao delegado Godofredo Borges na delegacia de polícia civil de Uruará e em desfavor deles foi feito um BOC pela autoridade policial.
As vítimas estiveram na manhã desta segunda-feira na delegacia para registrar o boletim de ocorrência. A bicicleta furtada foi recuperada pela polícia e devolvida ao dono. Dos objetos furtados do comércio foi encontrado com os menores apenas os doces.
Os menores serão liberados por falta de um promotor de justiça na comarca de Uruará para dar seqüência no procedimento que poderia decidir sobre o internato dos menores.

Por: Joabe Reis

Hospital da Transamazônica trabalha para manter certificação de excelência


De 10 a 13 de fevereiro, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, sudoeste do Pará, receberá a auditoria dos avaliadores da Fundação Vanzolini para manutenção do certificado de Nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistado em 2012, com foco na excelência dos serviços prestados.

Com a manutenção da certificação do Nível 2, o hospital continua sendo o único da região da Transamazônica com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a ter este reconhecimento. A ONA avalia os processos e consolidação do sistema de gestão da qualidade do hospital, que tem como base a prestação de uma assistência segura aos pacientes.

“Este reconhecimento é muito importante para toda a instituição e, também, o corpo clínico, demonstrando coerência com as diretrizes, valores e boas práticas focadas na segurança e satisfação dos usuários, conciliando atendimento humanizado e moderna infraestrutura tecnológica”, diz a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Viviane Lesses.

Desde a acreditação inicial, em 2010, o hospital vem mantendo, por meio das auditorias anuais, a certificação não só demonstrando a conformidade com os requisitos estabelecidos, como também contínuas melhorias do sistema de gestão, com foco em estrutura, processos bem definidos e parametrizados, acolhimento humanizado, segurança, responsabilidade socioambiental e resolutividade.

AP

Praça da Paz foi Palco do 4º Sarau de Poesias Marginais



Na sexta-feira (24) a Praça da Paz (Altamira/PA) foi palco de uma belíssima homenagem aos 55 anos de revolução Cubana. O Coletivo de Poetas Marginais realizou seu 4º Sarau intitulado Cuba: A Ilha Que Nos Inspira!

Na abertura, Moisés Ribeiro, fez um resgate do que foi a revolução cubana e do que ela representa nesse contexto atual, como símbolo de resistência e solidariedade aos povos oprimidos de todo o mundo.

Na sequência vieram a leituras e declamações de poesias em homenagem à Cuba e ao Comandante Che Guevara.

O Público que no sarau de poesias marginais também é protagonista do evento leram poemas de Ferreira Gullart, Cecília Meireles, Antonio Claret, Chico Pedrosa, Paulo Leminsk, Bertold Brecht, e outros grandes nomes da literatura nacional e internacional, além dos poetas marginais locais.

Também tivemos neste sarau como grande atração a banda Sarcasmo Social, com Jorranis Pantoja no vocal e baixo, Vitor Biró na guitarra base, Higor Souza na guitarra solo e Elcio Gomes na bateria, agitaram o público com músicas extremamente questionadoras ao modelo de sociedade que vivemos. A Banda Sarcasmos Social como que numa mística completavam as poesias declamadas. Mostraram também que além de interpretarem clássicos do rock nacional com uma imensa qualidade, suas músicas autorais são consistentes nas letras e na melodia.

Aos poucos os saraus de poesias marginais vai entrando na agenda mensal dos moradores altamirenses, sobre tudo da juventude, professores e lideranças comunitárias, o que mostra que esse evento é muito rico pela qualidade artístico-cultural, e pela capacidade de juntar a classe trabalhadora para uma atividade que estimula o pensamento crítico.

Por Coletivo de Poetas Marginais
Fonte: O Xingu

PM desmantela esquema de desmanche de motos em Altamira

Créditos da Foto: Patrulhão DO Jose Antonio  

A Polícia Militar de Altamira, sudoeste do Pará, desmantelou mais um desmanche de motos. O negócio tinha por trás uma quadrilha de menores.

Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar desmantelou, no fim de semana, no bairro Sudam 1, um esquema de roubo, receptação e comercialização ilegal de peças de motocicletas. Duas motos Pop foram apreendidas na residência de um dos menores, acusado de fazer parte da quadrilha. O local também servia de “desmanche” e depósito de peças de motos roubadas na região.

A Polícia Militar apreendeu cinco menores, que foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Altamira. Em um mês este é o terceiro desmanche de motocicletas descoberto pela polícia em Altamira.

Fonte: O Xingu

Defesa Civil divulga áreas de risco de desastres naturais no Pará

Dados foram revelados durante a apresentação do plano de contingência. Em 2013 foram identificados 30 municípios em situação de alto risco.


Do G1 PA
Órgãos responsáveis pelo monitoramento e prevenção de desastres naturais e enchentes divulgaram as áreas de risco do Estado do Pará. Segundo a Defesa Civil do Estado, o sudeste paraense está entre as regiões mais afetadas pelos desastres naturais nos últimos 10 anos.
Essa estatística inclui o município de Parauapebas, onde existe risco de deslizamentos. A região sudoeste, como Itaituba e Altamira, além de 14 municípios do Baixo Amazonas, têm histórico de enchentes, erosões e deslizamentos.
Os dados foram revelados durante a apresentação do plano de contingência de desastres hidrológicos de 2014, em Belém. O plano de contingência faz parte de um projeto ainda maior. É o Plano Nacional de Gestão de Riscos e respostas aos desastres naturais.
Para isso, o Governo Federal conta com a colaboração de estados e municípios para mapear as áreas de risco e assim tentar reduzir os impactos dos desastres na população. O Serviço Geológico do Brasil também divulgou os dados de dois anos de pesquisas.
Em 2013 foram identificados 30 municípios paraenses em situação de alto e muito alto risco. De acordo com a pesquisa, quase 85 mil pessoas ocupam áreas de inundação, de várzea, que deveriam estar preservadas.
Para 2014, seis municípios já estão programados para fazer parte do estudo. Abaetetuba não possui Defesa Civil do município, mas foi incluída após o deslizamento das margens do rio Maratauíra no início de janeiro.
Para a Defesa Civil, ainda é um desafio convencer a população a sair das áreas de risco. “A gente tem tentado levar essa consciência, até mesmo para as escolas. Para que as pessoas comecem a ter noção do que é viver em área de risco", afirma o capitão William Silva, da Defesa Civil Estadual.

AM, AP, MA, PA e RR terão 9º dígito em números de celular em novembro

Para fazer ligações, será preciso digitar o 9 antes dos outros oito números. Mudança afeta celulares de prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
                                                                                                 
Os números de celular dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima (com prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99) irão ganhar o nono dígito a partir do dia 2 de novembro de 2014, segundo publicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (27)
Isso significa que, para fazer ligações para os telefones celulares dessas áreas, será necessário digitar o algarismo 9 antes dos outros oito números da linha, assim como já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No caso de SP, o objetivo da alteração foi ampliar o número de combinações. A expansão para o restante do país tem como objetivo padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.
A medida será necessária independente de a ligação estar sendo feita a partir de um celular ou de um telefone fixo. Pessoas de qualquer lugar do Brasil que liguem para celulares dessas áreas terão que digitar o 9 antes dos oito números da linha.
Segundo a Anatel, após 2 de novembro, as ligações sem o nono dígito para essas localidades ainda serão completadas por um tempo determinado. Uma mensagem de voz vai orientar as pessoas sobre a nova forma de discagem. Depois desse prazo, as chamadas com oito dígitos não vão ser mais concluídas.
Cronograma da expansão
Após a implementação nos estados do AM, AP, MA, PA e RR, a Anatel planeja expandir o nono dígito para Minas Gerais e estados do Nordeste (até o fim de 2015) e para as regiões Sul, Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia, e Tocantins (até o final de 2016).

Fonte: G1/PA

Acidente com ônibus, carreta e trator deixa pelo menos 12 mortos, diz PRF

Acidente aconteceu na BR-110, na região do município de Inhambupe. Segundo polícia, três ambulâncias do Samu foram deslocadas para local.



Do G1 BA
Acidente na Bahia (Foto:  Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente na Bahia deixou pelo menos doze mortos (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
Um acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou pelo menos doze pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, na região do município de Inhambupe, na Bahia, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, a carreta carregava um trator, quando o equipamento se soltou e atingiu um ônibus pela lateral.
Algumas das vítimas morreram no local e outras enquanto eram levadas para hospitais. Segundo a polícia, três ambulâncias do Samu foram deslocadas para a rodovia e deixaram a região com os feridos. Não há informações sobre quantas pessoas tiveram ferimentos, nem para quais hospitais elas foram levadas.
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Três ambulãncias do Samu foram deslocadas para o local (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
  •  
Atropelo na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente deixou vítimas na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
Fonte: G1/BA

Padre Fábio de Melo critica idolatria a Maria


Declarações de sacerdote irritaram católicos e alegraram evangélicos



O padre Fábio de Melo é uma das maiores lideranças católicas do Brasil. Sacerdote, escritor e professor universitário, com pós-graduação na área de educação, ele exerce uma grande influência na igreja católica. Embora muitas vezes suas posições não são exatamente o que poderia se esperar de um padre conservador.

Recentemente participou do programa Altas Horas da Rede Globo, causando polêmica ao defender a união civil de gays, fazendo uma distinção do casamento religioso. Para ele, “são duas coisas diferentes”.

Na última semana um vídeo de uma pregação do padre foi colocado na internet e rapidamente se tornou popular nas redes sociais. Suas declarações que não chegam a dois minutos, atingem em cheio um dos dogmas da Igreja Católica e motivo de divisão há séculos entre católicos e evangélicos.

Fábio de Melo se diz com medo de o cristianismo ser “nivelado por baixo” no país e “a devoção mariana fora do seu lugar, tomando o lugar o Cristo”. Ele fez um apelo para a mudança de mentalidade, asseverando: “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

Entre os comentários das redes sociais estão diversas críticas de católicos. “Este padre está falando por si, ele não está representando bem a igreja católica!”, disparou a internauta Beatriz Franco. Por outro lado, foi comemorada por evangélicos: “Ainda falta muito … Mas isso já é um grande sinal que as orações dos crentes em favor dos padres já está fluindo diante do trono de Deus”, escreveu o internauta Jairo Mello.

Assista as declarações do padre:

Policia faz operação para fiscalizar rotas de fuga

Uma operação policial, nos bairros Uruará e Prainha, além de outros pontos considerados perigosos, em Santarém, oeste do Pará, nesta sexta-feira (24), teve o objetivo de fiscalizar rotas de fuga e também identificar produtos de crime. O Grupamento Tático Operacional (GTO), Polícia Militar (PM) e Policiamento de Trânsito (Ptran) realizaram a ação que abordou carros, motos e pedestres, para prevenção e busca de irregularidades.
De acordo com o primeiro tenente do GTO, Vanderley Ferreira, a equipe verificou documentos e condições de trafegabilidade, além de abordar pessoas.  “Cada um fazendo a parte que lhe cabe na sua especificidade. Na parte da fiscalização relativa a questão documental e as condições de trafegabilidade do veículo e o policiamento ordinário pelas viaturas e pelo efetivo empregado juntamente com o GTO. A questão da abordagem  às pessoas e veículos realizando a busca pessoal e também veicular”.
Durante a operação no cruzamento da Avenida Dom Frederico com a Rua Uruará, no bairro Uruará, os policiais trabalharam a prevenção e buscaram identificar irregularidades, como pessoas envolvidas em crime.  “Buscar a prevenção no intuito de encontrar algum material proveniente de crime ou algum material que por si só já configure a questão do ato criminoso, a questão do porte ilegal de armas, alguém que esteja portando arma sem a devida autorização e alguém que por ventura esteja portando drogas para o consumo pessoal ou para o tráfico de drogas”, ressaltou o tenente.
Na Avenida Elinaldo Barbosa com a Avenida Gonçalves Dias, no bairro Prainha, o alvo da operação foi os motociclistas. As fiscalizações foram realizadas em vários pontos da cidade, que são considerados perigosos. “A gente está procurando, de acordo com os pontos vulneráveis, as vias, os principais corredores que dão acesso a vários bairros da cidade, para fazer a fiscalização”, explicou.

Fonte: G1/PA


EUA atacam a Somália para atingir suspeito de ser ligado à Al-Qaeda

Ataque com mísseis aconteceu neste domingo (26), no sul do país. Não há informações se a empreitada foi bem sucedida.

O Exército dos Estados Unidos realizou um ataque com mísseis na Somália neste domingo (26), segundo um oficial militar americano falou à agência de notícias Reuters sob condição de anonimato. O alvo era um líder militante suspeito de ter ligações com a Al-Qaeda e a Al-Shabab.     
De acordo com o oficial, o ataque ocorreu no sul da Somália. O militar não repassou mais informações para a agência sobre a empreitada, incluindo a identidade do suspeito ou se o ataque foi bem sucedido.
A Al-Shabab é um grupo militante islâmico que age na Somália e que tem ligações com a Al-Qaeda. O grupo promove ataques contra o Quênia desde 2011, quando tropas quenianas entraram no sul da Somália para combater os militantes.
Em setembro do ano passado, a Al-Shabab assumiu a autoria de um ataque que deixou dezenas de mortos em um shopping em Nairóbi, capital do Quênia.

Fonte: G1/Mundo

                                  

domingo, 26 de janeiro de 2014

Projeto aumenta repasse do FPM para pequenos municípios

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 284/13, do deputado Wilson Filho (PMDB-PB), que altera as regras de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para aumentar o volume de recursos destinados aos pequenos municípios. Se o projeto for aprovado, municípios como Brasil Novo (15 mil habitantes), Senador José Porfírio (12 mil habitantes) e Vitória do Xingu (14 mil habitantes) podem ter a receita de seus municípios elevada.

Atualmente, segundo o Código Tributário Nacional (CTN – Lei 5.172/66), 10% dos recursos do FPM são distribuídos entre os municípios que são capitais dos estados. Os demais 90% do fundo ficam com os municípios restantes, segundo uma tabela de coeficientes calculados a partir do critério populacional, que começa com 0,6, para os menores municípios do País, e vai até 4,0.

O projeto eleva o coeficiente individual de participação dos municípios menores, com até 16.980 habitantes, de 0,6 para 1,0 em todos os casos. Atualmente, para esses municípios, o código determina a aplicação do coeficiente de 0,6 pelos primeiros 10.188 habitantes, acrescido de mais 0,2 para cada 3.396 habitantes.

Ainda conforme o CTN vigente, o coeficiente 1,0 é aplicado a municípios com mais de 16.980 e menos de 50.940 habitantes, sendo acrescido o coeficiente de 0,2 para cada 6.792 habitantes a mais. O projeto não altera os coeficientes de municípios nessa faixa populacional.

Distribuição injusta
Deputado Wilson Filho (PMDB-PB)
Para Wilson Filho, a redistribuição não fará falta para os mais ricos, enquanto representará mais de um terço do que atualmente recebem os mais pobres. “São justamente os mais pobres também os mais afetados por uma distribuição injusta, seja pelos baixos coeficientes, seja por não participarem de fatias do ‘bolo tributário’ reservados para municípios que, por sua própria natureza, já são beneficiados por seu tamanho e pujança”, diz o autor.

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Extraído do blog: Carnaúba Notícias