Brasil Novo Notícias: Pioneiros da Transamazônica farão audiência pública em Uruará

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pioneiros da Transamazônica farão audiência pública em Uruará


No próximo dia 25 de julho os pioneiros da Transamazônica, desbravadores da Amazônia na década de 1970, farão uma audiência pública na cidade de Uruará, onde estarão presentes os pioneiros que chegaram à região na década de 70 de 14 municípios da rodovia federal BR 230 Transamazônica. Também estarão presentes deputados estaduais e federais, ministério público federal, representantes de órgãos estaduais e federais e demais participantes convidados.

Na audiência será debatido como se deu o processo de ocupação da região pelas famílias trazidas no período de 1970 a 1974, com o objetivo de ocupar, produzir e defender a Amazônia, até então uma parte do país sem habitantes. O objetivo da audiência pública é fazer com que seja reconhecido o trabalho realizado por eles (os pioneiros) na década de 70 de modo a serem contemplados com uma indenização de um salário mínimo mensal para os que chegaram à região no período de 72 a 78 e nela permanecem, como também aos que nasceram na Transamazônica no início da ocupação até o ano de 1984.

Esse trabalho de reconhecimento já vem sendo discutido na região e muitas entidades e sindicatos de trabalhadores e produtores rurais já aderiram a causa, como a FAEPA (Federação de Agricultura e Pecuária do Pará) que já emitiu a portaria número 009/2012, criando um grupo de trabalho para estudar e elaborar a proposta de benefícios aos produtores e trabalhadores rurais da Rodovia Transamazônica, os chamados Pioneiros.

A audiência pública acontecerá a partir das 9 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário