Brasil Novo Notícias: Municípios devem aderir ao Programa Mais Médicos até 25 de julho

terça-feira, 23 de julho de 2013

Municípios devem aderir ao Programa Mais Médicos até 25 de julho


Os municípios paraenses têm até esta quinta-feira (25) para oficializar a adesão ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que integra o Pacto pela Saúde, o qual prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de Saúde, e pela ampliação do número de médicos. Nesta segunda-feira (22), prefeitos e secretários municipais de Saúde conheceram detalhes do Programa, apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médicos, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Uma das ações do programa é a chamada de médicos para atuação na Atenção Primária da rede pública de saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades. Os médicos que atenderem à chamada receberão do Ministério da Saúde uma bolsa federal no valor de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.

Os municípios deverão garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter acesso a recursos do Ministério para construção, reforma e ampliação das unidades de saúde. A prioridade nas vagas será de médicos brasileiros, e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas a estrangeiros.

O programa prevê, ainda, a criação em todo o país de 11,5 mil novas vagas para Medicina e 12 mil para Residência Médica (sendo 1.300 vagas só na Região Norte), além do aprimoramento da formação médica, com a inclusão de um ciclo de dois anos na graduação, para que os estudantes atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, disse na solenidade que “não basta fazer consulta e exame. O médico precisa conhecer as condicionantes e determinantes sociais dos locais onde atua, assim como o Plano Municipal de Saúde”. O ministro Alexandre Padilha ressaltou que os médicos precisam ter essa experiência, para conhecer as dificuldades e a realidade da população.

Ele apresentou as etapas do Programa Mais Médicos, e enfatizou que, no Brasil, há 700 municípios sem médico. “Tem que parar de achar que saúde só se faz dentro de hospital, já que 80% dos problemas podem ser resolvidos na Atenção Básica”, frisou o ministro.

Ele reconheceu a falta de infraestrutura, mas garantiu que o Ministério da Saúde está financiando obras de construção e reforma de unidades de saúde, e adquirindo equipamentos para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.

Adesão – Após a solenidade, os gestores tiveram a oportunidade de aderir ao Programa, com a orientação de técnicos do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) e da Sespa. Até o dia 25 de julho, os municípios podem fazer a adesão no site http://maismedicos.saude.gov.br.

Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 18 de julho o programa havia registrado a inscrição de 13.857 médicos e a adesão de 1.221 municípios. Do total dos profissionais que aderiram ao programa, 11.147 se formaram no Brasil e 2.710 no exterior, e 12.701 são brasileiros e 1.156, estrangeiros.

Após o dia 25 serão abertos outros processos seletivos. No cadastro, os prefeitos e secretários de saúde devem indicar as unidades básicas de saúde de suas regiões onde faltam médicos.


Fonte:  Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário