Brasil Novo Notícias: Estado vai ampliar leitos da rede de urgência e emergência em 18 municípios

sábado, 13 de julho de 2013

Estado vai ampliar leitos da rede de urgência e emergência em 18 municípios


Gestores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) se reuniram nesta quinta-feira (11) com representantes das secretarias de Saúde e dos Centros Regionais de Saúde de sete, dos 18 municípios contemplados pelo Ministério da Saúde, com o financiamento do componente hospitalar da rede de urgência e emergência.

No encontro foi discutida a destinação dos recursos referentes aos custeios de leitos de retaguarda clínicos, pediátricos e de UTI adulto e pediátrico, além da porta de entrada do pronto atendimento no Estado. Também foram debatidos assuntos relacionados ao número de médicos, à regulação e às condições de trabalho desses profissionais.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, além da ampliação de leitos é fundamental qualificar as unidades de saúde para melhorar o atendimento e, principalmente, promover melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Dos 11 estabelecimentos de saúde que serão ampliados, se for caracterizado como porta de entrada, 10 serão públicos e um filantrópico. Se o custeio for para leitos clínicos e UTI adulto e pediátrico, as instituições contempladas serão públicas, privadas e filantrópicas. O valor total de repasse para estes serviços nos municípios beneficiados é de aproximadamente R$ 75 milhões/ano.

Regulação - Dos municípios habilitados, alguns receberão o recurso fundo a fundo. Segundo o diretor de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, Paulo Campos, a proposta é melhorar o atendimento das urgências nos estabelecimentos de saúde e ampliar o número de novos leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos os municípios já fizeram a proposta de novos leitos. O ideal é que a regulação destes leitos seja feita pelo próprio município”, completou.

Para o componente hospitalar da rede de urgência e emergência, serão ampliados mais 462 leitos clínicos e pediátricos, 107 leitos adultos e 39 leitos de UTI pediátrica.

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Saúde Pública, Heloísa Guimarães; a diretora de Desenvolvimento e Auditoria de Serviços de Saúde da Sespa, Débora Jares, e representantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário