Brasil Novo Notícias: EQUIPE DA SEMMA DE BRASIL NOVO PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE PLACAS

sábado, 27 de julho de 2013

EQUIPE DA SEMMA DE BRASIL NOVO PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE PLACAS

Sec. Zelma Campos e equipe da SEMMA durante Conferência
em Placas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo, oeste do Pará, participou ativamente da 3ª Conferência Municipal de meio Ambiente do Município de Placas, município localizado na meso-região de Santarém. A Conferência que teve como tema “Resíduos sólidos” e o lema “Ambiente Limpo: Sustentabilidade em Ação” aconteceu nesta sexta-feira (26). O objetivo foi de buscar contribuições da sociedade civil, do poder público e das empresas para implementação da Política de Municipal de Resíduos sólidos (PMRS), baseada na Política Nacional de Resíduos Sólido (PNRS), aprovada após 21 anos de discussão no Congresso Nacional e que marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo a União, Estados e Municípios, o setor produtivo e a sociedade para juntas, buscarem soluções para os problemas causados pela forma inadequada de gerir os resíduos, o que tem comprometido a qualidade de vida do povo.
Sec. Zelma Campos - SEMMA de Brasil Novo e
Sec. Moises Pinto Sousa - SEMMA de Placas
A Secretária de Meio Ambiente de Brasil Novo, Zelma Campos participou da Conferência como palestrante e apresentou o Projeto do Consórcio Intermunicipal que chama os municípios para um diálogo em busca das soluções para as temáticas ambientais. “É interessante quando o poder público cama o povo para esses debates que atentam para as problemáticas reais do dia-dia e neste caso específico, dos problemas que atingem o meio ambiente e conseqüentemente a economia da região. É partir de discussões como essas, que o poder público pode, e deve, traçar metas administrativas que conduzam ao sucesso do município atendendo às necessidades do povo como num todo. A união dos municípios também deverá fortalecer esses políticas ambientais”. Apontou Zelma Campos.
Público Presente na Conferência
Brasil Novo estava na lista de embargo ambiental desde 2012, mas os governos anteriores não deram a atenção merecida ao assunto. O embargo ambiental impedia que os agricultores pudessem agregar valores aos seus produtos e sem essa agregação de valores aos produtos por eles produzidos, o município automaticamente perde muito de sua economia. Foi pensando nisso que o Governo de Prefeita Marina Sperotto, através da SEMMA, com o esforço da equipe e a garra da Secretária Zelma Campos, ingressou neste propósito de tirar o município desta lista e em apenas 3 meses de trabalhos (mesmo debaixo de chuvas), essa equipe percorreu 33% da área de Brasil Novo e realizaram mais de 40% de Cadastro Ambiental Rural sem nenhum custo para o proprietário Rural, alcançando com Isso uma marca de 80,43% da área cadastral do município. 
Hoje Brasil Novo é destaque no Estado inteiro por esse mérito e o assunto estampou a primeira página do Site oficial da Secretaria Estadual de meio Ambiente do dia 24 e foi também manchete no Site da Agência Pará de Notícia no mesmo dia.

Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN




Nenhum comentário:

Postar um comentário