Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO ALCANÇA 80% DE CAR REALIZADO E PODERÁ SAIR DA LISTA DE EMBARGADOS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BRASIL NOVO ALCANÇA 80% DE CAR REALIZADO E PODERÁ SAIR DA LISTA DE EMBARGADOS

Prefeita Marina Sperotto e Zelma Campos - SEMMA
Com o Sec. Adj. da SEMA Hildemberg Cruz
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 24, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, o secretário adjunto do órgão, Hildemberg Cruz, recebeu a prefeita de Brasil Novo, Marina Sperotto, e a secretária municipal de meio ambiente, Zelma Campos, para formalizar a marca alcançada e discutir os próximos passos para a saída de Brasil Novo da lista de maiores desmatadores do MMA.
O secretário garantiu que a Sema dará todo apoio e orientações necessárias para que o município não apenas saia da lista, mas receba a gestão de suas atividades ambientais. “Estamos delegando competências a alguns municípios que estão preparados para isso. A descentralização é uma política que depende do esforço do município, que precisa criar condições para se adequar. Portanto, a Sema dará todo suporte para que Brasil Novo siga em frente no processo de descentralização”, ressaltou.
Sec. Adju. da SEMA Hildemberg Cruz, Prefeita Marina Sperotto,
 e Zelma Campos, Jamile Lobato - Dir.ª de Pla. Ambiental da SEMA 
e Julianne Moutinho Coordª. de Ges. Ambiental do PMV


Para a secretária municipal de meio ambiente de Brasil Novo, Zelma Campos, essa conquista é resultado de esforços conjuntos. “Iniciamos o trabalho no município quando ele tinha apenas 40% do CAR realizado. E nos últimos 90 dias conseguimos a marca de 80,43% dos cadastros. Alcançamos este engajamento a várias mãos, pois se o povo não tivesse apoiado, não teríamos conseguido. Agora, é um momento para se repensar o modelo econômico do município”, avaliou.
A prefeita Marina Sperotto afirma que essa conquista mostra a importância do quesito ambiental em sua gestão. “Brasil Novo tem a prioridade de sair da lista de embargados do Ministério do Meio Ambiente, principalmente porque influencia o agricultor, o pecuarista, o homem do campo. Vamos continuar fazendo o dever de casa até conseguir o desembargo e a descentralização ambiental”, diz.
Estiveram presentes na reunião, além do secretário adjunto da Sema, da prefeita e da secretária de meio ambiente de Brasil Novo, a diretora de Planejamento Ambiental da Sema, Jamile Lobato, e a coordenadora de gestão ambiental do Programa Municípios Verdes, Julianne Moutinho.
 O CAR foi instituído no âmbito do Estado do Pará através do Decreto Estadual nº. 1.148, de 17/7/2008, e se constitui registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, mesmo aquele que não exerça qualquer atividade rural economicamente produtiva, isso com a finalidade de gerar uma base de dados estratégica para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Fonte: Ascom Sema
(91) 3184-3341


Nenhum comentário:

Postar um comentário