Brasil Novo Notícias: MTE resgata 150 trabalhadores no Pará

sábado, 6 de outubro de 2012

MTE resgata 150 trabalhadores no Pará

Cerca de 150 trabalhadores que trabalhavam em regime de escravidão na Siderúrgica do Pará (Sidepar), em Goianésia, no sudeste do Estado, foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os trabalhadores foram encontrados em atividade de carvoejamento (colheita e arraste da madeira) e como cozinheiros, em completa informalidade, submetidos a condições de vida e trabalho degradantes. Ao todo, foram emitidas 138 guias de seguro desemprego e 28 Carteiras de Trabalho e Previdência Social aos trabalhadores resgatados.

Embora as siderúrgicas sejam as destinatárias finais da produção dessas carvoarias, elas não assumem que recebem o carvão produzido de maneira irregular - sem atender aos requisitos dos órgãos ambientais - e negam de forma veemente que a atividade desses trabalhadores estejam ligadas à sua produção, diz o grupo de fiscalização. Além das péssimas condições de trabalho, os trabalhadores pernoitavam em construções precárias, sem as mínimas condições de habitabilidade.

Depois da operação, segundo o MTE, os trabalhadores foram retirados. Enquanto isso, os auditores fiscais procediam a emissão de autos de infração. Paralelo a esse trabalho, os fiscais investigam o elo de ligação dos operários com a Sidapar, o que é importante para que sejam feitos os cálculos de rescisões.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário