Brasil Novo Notícias: COMEMORAÇÕES HOMENAGEIAM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMEMORAÇÕES HOMENAGEIAM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém onde na manhã de domingo (14) reuniu cerca de 2 milhões de fiéis.

Em Brasil Novo Nossa Senhora de Nazaré é Homenageada todos os anos pelos moradores da vicinal 16 que tem a santa como padroeira da comunidade. Durante o dia de homenagens à padroeira, a comunidade católica se reúne na igreja para a celebração da missa e em seguida é servido um almoço comunitário. A festa da padroeira aconteceu ontem na agrovila da vicinal e reuniu centenas de pessoas.

A corda, que sustenta a fé na padroeira dos paraenses, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido, que requer maior sacrifício físico e emocional. Incorporada à celebração em 1868, originalmente substituía a junta de bois que até então puxava a berlinda da imagem; posteriormente passou a ser utilizada para separar a berlinda e o carro dos milagres juntamente com os políticos e signatários, da multidão que a acompanha e assim conservar um equilíbrio característico de fé aliada à obediência. No ano de 2005 a direção do Círio, modificou o formato da corda, que ao invés de contornar a berlinda como normalmente era feito, a corda ainda do mesmo tamanho, veio na forma de um rosário, na tentativa de que não ocorressem atrasos no traslado, como já havia ocorrido em anos anteriores.

Como já dito, alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.

Por: Valdemídio Silva
Equipe Popular FM
FONTE// http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário