Brasil Novo Notícias: Belo Monte: 51º BIS realiza treinamento no Sítio Pimental

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Belo Monte: 51º BIS realiza treinamento no Sítio Pimental



alt

O 51º Batalhão de Infantaria de Selva realizou nos dias 29 e 30 de outubro, o Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei da Ordem. O treinamento aconteceu no Sítio Pimental, um dos sítios da hidrelétrica de Belo Monte.

253 militares entres: oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados participaram da operação, em vários pontos estratégicos como portaria, mirante, setor de abastecimento de combustíveis e áreas de comunicações, foram colocados militares fortemente aramados, que simulavam uma ocupação de área. De acordo com o comandante do Exército em Altamira, Ten. Coronel Valber Freire, essa é uma simulação, e caso seja necessário ocupar uma área para manter a ordem os militares já estariam preparados. "Todo Adestramento, que nós fazemos é um treinamento para possível situação real, não especificamente aqui em Pimental, mas em qualquer empreendimento, que nós tivéssemos a ordem para realizar um posto de segurança tático", concluiu Valber Freire.

alt

Para o superintendente de obras da Norte Energia José Biagioni, essa parceria com Exército é muito importante. "É uma honra para nós, poder ceder essa área para o Exército Brasileiro, adestrar sua tropa", finalizou Biagioni.
Durante os dois dias de treinamento não foi preciso interromper nenhuma das atividades que vem sendo desenvolvidas no canteiro de obras.

alt

INVASÕES

O Sítio Pimental, tem sido alvo de constantes ocupações por parte de indígenas e pessoas ligados a movimentos contrários a construção da usina de Belo Monte. Só este ano, já houve no mínimo três paralisações das atividades. Na última invasão há cerca de um mês atrás, o juiz federal Marcelo Honorato, determinou que a Polícia Federal, fizesse a segurança do local, uma vez que no sitio há vários depósitos com risco de explosão.

Fotos e texto: Wilson Soares (WD Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário