Brasil Novo Notícias: Xingu+23 debate impactos da usina de Belo Monte no meio ambiente

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Xingu+23 debate impactos da usina de Belo Monte no meio ambiente

Começou nesta quarta-feira dia13, em Altamira (PA), o encontro batizado de Xingu+23, em referência ao 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, realizado em 1989, que marcou o início da resistência à hidrelétrica de Belo Monte
O evento vai reunir grupos contrários à construção da usina como movimentos sociais, ribeirinhos, pescadores, acadêmicos, ambientalistas e trabalhadores rurais e urbanos.

O Xingu+23 ocorrerá até domingo (17), na comunidade Santo Antônio, a 50 km de Altamira.

Segundo o movimento Xingu Vivo para Sempre, organizador do encontro, a comunidade já está praticamente desocupada pelas obras da usina. A reunião de Altamira pretende fortalecer a luta dos grupos contrários à construção da hidrelétrica na região.

“Os impactos socioambientais e as falhas na aprovação e implantação do projeto têm gerado denúncias de violação de direitos humanos na construção da hidrelétrica”, divulgaram os integrantes do movimento organizador do encontro.

Segundo os ativistas, a barragem de Belo Monte prevê um “alagamento perene de 640 km2, a desocupação de 486 hectares no perímetro urbano da cidade de Altamira, a inundação de cerca de mil imóveis rurais, a vazão drasticamente diminuída em 100 km do rio Xingu, e muitos outros impactos socioambientais”.

O número de atingidos pelas obras de Belo Monte e suas consequências, disseram os ativistas, podem chegar a 40 mil, além das 24 etnias indígenas que habitam a bacia do Xingu.

Além do Xingu+23, realizado no Pará, o Movimento Xingu Vivo organizará duas atividades na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, durante a programação da Rio+20. A primeira será na próxima terça-feira (19), com um debate sobre as usinas hidrelétricas e a falsa solução para a crise ambiental do planeta.

Na quinta-feira (21), a entidade realizará um encontro de trabalho para organizar ações locais, estaduais e internacionais contra Belo Monte.
´
G1 Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário