Brasil Novo Notícias: VIOLÊNCIA NO CAMPO: Pará tem 1,5 mil fazendas invadidas, segundo Faepa.

terça-feira, 26 de junho de 2012

VIOLÊNCIA NO CAMPO: Pará tem 1,5 mil fazendas invadidas, segundo Faepa.

Oconflito ocorrido na última quinta-feira (21), quando seguranças da Fazenda Cedro, de propriedade do Grupo Santa Bárbara, efetuaram disparos contra um grupo de sem terra que tentava invadir a propriedade, elevou o clima de tensão nas fazendas da região e anuncia uma guerra iminente entre posseiros e fazendeiros. De acordo com dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) existem cerca de 1.500 propriedades rurais invadidas, sendo que 600 com pedidos de reintegração de posse e 300 com mandados de reintegração já concedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJE).


Dentre as áreas invadidas que esperam cumprimento de reintegração de posse está a Fazenda Maria Bonita, também de propriedade da Agropecuária Santa Bárbara, e ocupada por membros do MST desde julho de 2008. A responsabilidade pela desocupação é do Governo do Estado do Pará.


Segundo a assessoria da Santa Bárbara, desde que a Fazenda Maria Bonita foi ocupada, os invasores já mataram mais de 3.500 bovinos nelore em várias propriedades do grupo. O gado abatido, equivale a mais ou menos 700.000 quilos de carne, volume que daria para alimentar mais de 70 mil pessoas durante 30 dias. Ainda segundo a Santa Bárbara, além do prejuízo financeiro ocorreram atentados contra pessoas, funcionários e seus familiares, incluindo crianças e idosos, sendo que muitos abandonaram as fazendas e foram embora da região com medo da violência e temendo pela vida.


Nos boletins registrados na polícia pela Agropecuária Santa Bárbara contra os invasores constam atentados às pessoas, ameaças de morte, cárcere privado de funcionários e queimadas, inclusive de áreas de preservação, matas nativas e reserva legal, além de pastos, destruição de instalações, moradia, cercas, escolas e matança implacável de animais.


De acordo com informações colhidas junto à Faepa, o balanço da violência, crimes e atentados às pessoas e ao direito à propriedade é dramático. As invasões e os crimes delas decorrentes alcançam prejuízos econômicos inimagináveis para o empreendimento, com consequências desastrosas para toda sociedade, inclusive maculando a imagem do Estado do Pará. Outros casos graves envolvendo invasões de propriedade privada ocorre em várias fazendas situadas na zona rural no município de Ulianópolis, no sudeste do Pará, onde a invasão de terra se transformou em um negócio lucrativo, um verdadeiro balcão de negócios.


O pecuarista Camilo Uliana, possui duas áreas invadidas por grupos que se intitulam trabalhadores rurais. As duas áreas, sendo uma localizada na zona urbana da cidade, estão com reintegração de posse concedidas pela Justiça, sendo que até hoje as mesmas não foram cumpridas pelo Estado.


Na invasão denominada 'Nova Vida', uma das áreas pertence ao pecuarista, foram detectadas vários flagrantes de ilegalidades, entre eles, extração, transporte e comércio ilegal de madeira, prostituição e tráfico de drogas. O próprio Ibama admite que á área foi tomada por criminosos vindos de vários Estados.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário