Brasil Novo Notícias: "Vamos continuar ocupação em Belo Monte" Disse índios após reunião com a Norte Energia.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

"Vamos continuar ocupação em Belo Monte" Disse índios após reunião com a Norte Energia.



Por volta das 13:45hs, desta quinta-feira (28) começou a reunião entre lideranças indígenas e o presidente da Norte Energia Carlos Nascimento, no espaço Cultural da empresa na orla de Altamira. Os índios apresentaram uma lista de reivindicações para as Aldeias afetadas pela construção de Belo Monte na volta grande do Xingu.

Toda a imprensa acompanhou do lado de fora do auditório, foram autorizadas apenas imagens do encontro.

15 minutos antes do encontro, diretores da Norte Energia estavam preocupados com a segurança, policiais militares chegaram no local mas os caciques Xikrin, Arara e Jurunas garantiram que as conversas serião tranquilas.

Já dura uma semana a ocupação da Ilha Marciana próxima ao sítio Pimental na Volta Grande do Xingu, ao menos 150 indídios participam do protesto. Carlos Nascimento disse que a lista foge em alguns pontos do PBA por isso pediu tempo para discutir a pauta.


"São muitas as reivindicações, a gente precisa sentar e detalhar melhor e ver o que foi pedido a mais, daí pra frente é que a gente vai negociar, enquanto isso eles vão continuar no local de forma pacífica" Disse Carlos Nascimento.

Depois de 3hs de conversa lideranças indígenas sairam insatisfeitas, segundo Giliarde Juruna, a ocupação na Ilha Marciana vai continuar até próxima reunião marcada para o dia 9 de julho.

Cacique Kapendjo Xikrin

Kapendjo Xikrin disse que as chaves de veículos retidos do CCBM vão continuar em posse deles, as negociações não avançaram apenas foram adiadas.
"Entramos na reunião esperando uma resposta e só disseram que vão levar o que nos queremos para Brasília, pra nois isso não mudou nada a situação" disse o líder Xikrin.
No final da reunião os índios fizeram o ritual que simboliza a esperança.

Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário