Brasil Novo Notícias: UHE Belo Monte continua ocupada por índios do Xingu

sábado, 23 de junho de 2012

UHE Belo Monte continua ocupada por índios do Xingu




Altamira (PA) - Hoje chegou ao terceiro dia de ocupação de uma das frentes de obras da UHE Belo Monte. Os cerca de 150 indígenas exigem presença de um representante do alto escalão da Norte Energia e Funai para negociar a desocupação.

Os índios reivindicam cumprimento das condicionantes, construção de estradas e demarcação das terras indígenas. “Estamos aqui para reivindicar nossos direitos, quando derem nossos direitos desocuparemos a área.” Disse o cacique Atenilton da etnia Xicrin.

A ocupação acontece em uma ilha do sítio de obra chamado Pimental que fica localizado em Vitória do Xingu a 70 quilômetros de Altamira. Participam da ocupação índios das aldeias do Bacajá, Maia, Paquiçamba e Moruatu. As etnias são Xicrin, Arara e Juruna.

Os indígenas deram prazo até o meio dia de hoje para os representantes da Norte Energia e Funai se apresentarem para negociar. Após o prazo, os indígenas afirmaram que iriam paralisar a obra totalmente.

O Consórcio Construtor Belo Monte, empresa contratada para construir a hidrelétrica, informou que alguns veículos e máquinas pesadas foram retidas pelos manifestantes, mas até o momento não foram registradas depredações, o consórcio registrou boletim de ocorrência na delegacia de polícia civil de Altamira. A empresa informou ainda que as atividades de produção do turno da noite de ontem foram suspensas por motivo de segurança.                                                                                                                                   FONTE : O Xingu


Nenhum comentário:

Postar um comentário