PROJETO "ÓASIS DA ESPERANÇA - MEU AMANHÃ" PARCERIA QUE DEU CERTO

Em uma parceria entre Prefeitura Municipal de Uruará através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e o Centro de formação La Salle, foi criado em 2010 o projeto Oasis da Esperança - Meu Amanhã. Segundo o diretor da rede La Salle, Elizandro Kaiser, quando o projeto foi criado havia apenas 200 crianças. “Em 2011, diante do sucesso alcançado e da necessidade de buscar meios de parcerias para a continuação dele, renovamos e ampliamos, atendendo 433 crianças e adolescentes em 2011. Um projeto que deu certo e hoje temos mais de 500 crianças e adolescentes atendidos”, explica.
De acordo com Cristiane Andrade, uma das coordenadoras do projeto a parceria visa promover a formação integral realizada por meio de atividades sócio-educativas nas áreas de esporte, cultura e lazer para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, educacional e outras atitudes comportamentais que possam ser trabalhadas no período inverso ao das aulas.
Outra coordenadora do Oásis da Esperança, a professora Fabiana Leal, explicou que o projeto oferece ainda aos alunos matriculados, atividades de reforço escolar, biblioteca, ludoteca e sala de vídeo. “Esses trabalhos são realizados com acompanhamento de monitores todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã e tarde. Atualmente, a ação atende 533 alunos em 25 turmas diferentes”, explicou Fabiana.
Segundo a secretária de Educação, Cláudia Navarro, o Projeto está sendo realizado em dois momentos. “O primeiro contempla atividades sócio-educativas como escolinhas esportivas de futebol e voleibol, karatê, capoeira, musicalização, flauta doce, iniciação musical – violão e fanfarra, dança contemporânea, dança popular regional, e oficinas de artesanatos, informática entre outras”, disse.
O segundo momento, de acordo informou a secretária, se dá nas terças e quintas-feiras quando os monitores e coordenadores do projeto realiza o acompanhamento dos estudantes juntos as escolas da rede municipal de ensino e ainda visita às famílias. “Além disso, o projeto promove para essas crianças e adolescentes, acompanhamento médico, odontológico e psicológico, quando necessário, em parceria com a secretaria municipal de saúde, assistência social, conselho de criança e adolescente e tutelar,” explicou a secretária.
Para o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, este projeto é um dos modelos de educação na região, onde a parceria com a rede La Salle deu certo, oferecendo melhores condições de vida e educação às crianças atendidas e interligação com os pais. “O objetivo deste momento, é a participação e integração de todos, para resgatar e promover a formação integral e humana dos alunos, com vias a melhores condições de vida, asseguradas dentro das políticas sociais públicas, pois além das atividades em sala de aula, os alunos desenvolvem outras ações na rede La Salle”, ressaltou o prefeito.