Brasil Novo Notícias: Indígenas devem entregar pauta de reivindicações

domingo, 24 de junho de 2012

Indígenas devem entregar pauta de reivindicações


Neste domingo (24), os indígenas que ocupam há três dias um dos canteiros de obras de Belo Monte devem entregar uma pauta de reivindicações para a Norte Energia, a pedido da própria empresa, para formalizar as cobranças que vem sendo feitas nos protestos.

Os cerca de 150 indígenas mantêm a ocupação de uma das frentes de obras da Hidrelétrica de Belo Monte, em um protesto pacífico. Eles reivindicam o cumprimento de condicionantes impostas pelo Ministério Público (MP) para a construção da Usina. O local ocupado é a Ilha Marciana, situada no sítio Pimental, que fica em Vitória do Xingu, a 70 km de Altamira.

Na tarde deste sábado (23), representantes da Norte Energia (NE) - empresa responsável pela implementação e operação da Usina – foram até o Sítio Pimental para iniciar um diálogo com os índios. A reunião com os manifestantes aconteceu das 15h30 até as 17h, na qual a Norte Energia solicitou que fossem formalizadas as reivindicações em uma pauta, segundo informou a assessoria de comunicação da empresa.

A pauta deve ser entregue até a tarde deste domingo, no entanto, a Norte Energia adianta que algumas das reclamações são assuntos ligados à outras instituições, como a Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo a empresa, outra reunião com as lideranças indígenas está prevista para o dia 28, onde serão expostas as respostas para a pauta e propostas de acordo.

As reivindicações dos ocupantes dizem respeito, principalmente, ao cumprimento de condicionantes para a obra, como a demarcação de terras indígenas, a construção de estradas até as aldeias e a distribuição de suprimentos para as aldeias afetadas. Segundo informações da imprensa local de Altamira, os indígenas pertencem às etnias Xicrin, Arara e Juruna, e são oriundos das aldeias Bacajá, Maia, Paquiçamba e Moruatu.

Segundo informações do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) – consórcio de empresas contratadas pela NE para a realização das obras – não houve conflitos ou episódios de violência durante a ocupação, mas as obras no sítio foram suspensas neste sábado para evitar possíveis tensões.

Entre as frentes de obras da construção da hidrelétrica, o sítio Pimental é o mais distante de todos. Os outros pontos são os canais e diques, a 49km de Altamira, e o sítio Belo Monte, que fica a 50 km da cidade.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário