Brasil Novo Notícias: Indígenas criam documento e ocupação continua em Belo Monte.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Indígenas criam documento e ocupação continua em Belo Monte.

Os índios das etnias Juruna, Xirkin e Arara continuam ocupando as obras da usina de Belo Monte no rio Xingu, sudeste paraense. O protesto chega ao quarto dia neste domingo (24) e ainda não há previsão para que eles desocupem a área.

Desde sábado (23), os índios se concentram em uma área conhecida como'ensecadeira' que fica próxima à construção da usina. No final da tarde de hoje eles devem encaminhar um documento à Norte Engenharia, empresa responsável pela execução das obras. O protesto é pacífico.

De acordo com Rafaela Xikrin, uma das indígenas responsáveis pelo movimento, os indígenas estão insatisfeitos com a situação já que as condicionantes que deveriam anteceder as obras não estão sendo devidamente cumpridas em suas terras e em Altamira, por isso eles resolveram elaborar um documento. Ainda de acordo com Rafaela, o começo das obras afetam a infraestrutura da cidade os serviços de saúde e educação e no saneamento básico que estão cada vez mais sobrecarregados. 'Nòs só vamos sair daqui depois que a Norte atender as nossas reivindicações. E as mulheres vieram se juntar nessa luta', explica Rafaela.

A assessoria de comunicação da Norte Engenharia disse que uma reunião está marcada com os indígenas para a próxima quinta-feira (28) no intuito de resolver a situação no local. A empresa disse ainda que aguarda o documento elaborado pelos indígenas.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário