Brasil Novo Notícias: COMUNICAÇÃO - 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIODIFUSÃO

terça-feira, 26 de junho de 2012

COMUNICAÇÃO - 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIODIFUSÃO

AUTORIDADES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO E FIRMAM COMPROMISSOS COM O SETOR NA ABERTURA DO 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIODIFUSÃO

Cerimônia de abertura do Congresso
Com o tema “O Brasil e o mundo grátis”, foi realizado no período de 19 a 21, em Brasília, o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. O evento discutiu os principais temas de interesse do segmento, e celebrou os 90 anos do rádio e os 50 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert).

Vice Presidente da República Michel Temer

Parceria com a Rádio WEB
Além de empresários, comunicadores, jornalistas, pesquisadores e representantes do setor público, participaram da abertura do evento, no Centro de Convenções Brasil 21, o

Dj San, Adão Carlos e eu
presidente da República em exercício, Michel Temer; o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS); o
presidente da Abert, Emanuel Carneiro; e o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR- A entidade representa 17 mil emissoras das três Américas, Ásia e Europa), Luis Pardo Sainz; e os representantes da Rádio Regional FM de Uruará, o diretor geral da Emissora, Adão Carlos, o diretor de programação Dj San, o apresentador do Jornal O Regional, Joabe Reis e o Repórter Cirineu Santos.

Presidente da ABERT Emanuel Cardoso

O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, salientou em seu discurso a importância da radiodifusão para o país: “A história do rádio brasileiro se confunde com a própria história do Brasil”, disse.Segundo ele, o rádio é o veículo de comunicação mais popular e acessível do Brasil, presente em 88,1% dos domicílios. “É pelas ondas do rádio que a vida de milhões de brasileiros é modificada por meio de informações, do entretenimento, da cultura e da educação”, destacou.


Cerimônia de abertura do Congresso


Com o avanço tecnológico, o rádio se popularizou ainda mais utilizando outras plataformas como tablets e celulares, por exemplo, e gerando mais acesso e mobilidade aos cidadãos, ampliando o mercado da radiodifusão com o índice de 36% (dos 253 milhões) dos aparelhos celulares equipados com dispositivos de rádio e 80% das emissoras brasileiras presentes na internet.



Congressistas


Nesse cenário de mudanças, ressaltou o presidente da Abert, o Congresso se propõe a discutir o futuro dos meios de comunicação, a convergência tecnológica, regulação, a gestão do espectro radioelétrico, a publicidade e, principalmente, a liberdade de imprensa.


Congressistas e palestrantes


Na segunda parte de seu discurso, o tom de Carneiro foi mais politico. Ele expôs a agenda do setor para este momento com destaque para três pontos: a avaliação do padrão digital tecnológico do rádio pelo Ministério das Comunicações, representado no evento pelo ministro Paulo Bernardo; a destinação dos canais 5 e 6 da televisão para o rádio AM (cuja a liberação está prevista para 2016); e a flexibilização da Voz do Brasil, que aguarda votação final no plenário da Câmara dos Deputados.


Local onde aconteceu o congresso
O presidente da Abert elogiou ainda o processo da digitalização da televisão brasileira, sinal que já alcança 90 milhões de cidadãos, e reafirmou o compromisso da entidade com a democracia, o aprimoramento das instituições, a defesa da liberdade de imprensa e da livre iniciativa como “pilares de uma sociedade moderna e pujante”.


Joabe Reis (centro) eu e equipe da rádio Web
Campanha – Durante a abertura do evento, foi apresentado o primeiro vídeo de uma campanha pela valorização da radiodifusão que começa a ser veiculada por todas as emissoras associadas à Abert.




Dj San

A campanha reúne cerca de 100 artistas de todos os estados e do Distrito Federal. Alcione, Michel Teló, Paula Fernandes, Arlindo Cruz, Daniela Mercury, Latino, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano são alguns dos músicos convidados.O diretor-executivo da Rede INTERTV de Comunicação, Fábio Luiz Braidatto, elogiou a campanha e acredita que a iniciativa deve ser permanente para fortalecer o rádio e a TV. “O jingle está maravilhoso e acredito que vai ajudar a fortalecer o setor”, destacou Braidatto.

Dj San, eu e Adão Carlos

A homenagem ao rádio também foi elogiada pelo representante da Rede Regional FM de Florianópolis e da emissora X FM, Luiz Carlos Goebert. “O importante é que o setor seja reconhecido como o grande prestador de serviços públicos que passa despercebido. O rádio tem sete vidas e se renova e fortalece a cada inovação tecnológica.”



O jingle foi criado por Sérgio Alente (DM9) e o vídeo tem direção artística de João Daniel Tikhomirof, da Mixer.

Vice-Presidente e eu

O 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão teve palestras de especialistas renomados do mercado de rádio e TV, como o presidente da Anatel, João Rezende; o executivo George Hyde, sócio consultor da W.B. Grimes & Company; Caio Túlio Costa, fundador e diretor geral do UOL; o publicitário Luiz Lara, fundador da agência Lew Lara e presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap); e Eduardo Gentil, empresário e ex-diretor da Goldman Sachs no Brasil.


Vice-Presidente da República Michel Temer
Paralelamente aos debates do Congresso, no dia 21, aconteceu o 29º Seminário Técnico Nacional de Radiodifusão que reuniu especialistas do setor público e privado para debater assuntos como a regulação do espectro radioelétrico e o cenário da disputa por faixas de frequências, entre outros temas. O Seminário contou com a participação de cerca de 400 profissionais do rádio de todas as unidades da Federação.

Joabe Reis e equipe da rádio Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário