Brasil Novo Notícias: Começa em Altamira semana estadual do bebê

terça-feira, 12 de junho de 2012

Começa em Altamira semana estadual do bebê

A abertura oficial da Semana Estadual do Bebê foi marcada com shows religiosos e música popular paraense, na noite do último domingo, 10, em Altamira. O evento, que acontece simultaneamente em Belém, Marabá, Ananindeua e Soure, tem como foco principal os cuidados com a primeira infância e é destinado a pais e familiares de crianças de 0 a 6 anos; profissionais da saúde, arte e educação, assistência e direitos humanos; gestores municipais e comunidade em geral. Durante os cinco dias da programação acontecerá um mutirão para emissão de primeira e segunda vias do Registro Civil, vacinação, orientações sobre saúde bucal, cursos e oficinas para orientação de pais e profissionais da saúde sobre a primeira infância. A semana conta, ainda, com a campanha “Por uma Infância sem Racismo”, exibição de filmes da Mostra Pará Audiovisual Infanto-Juvenil, atrações culturais e folclóricas, e uma caminhada pela paz e não violência.

Para a adolescente Edileuza Alves de Souza, grávida de oito meses, a Semana do Bebê é uma oportunidade de aprendizado para as mães de primeira viagem, como ela. “Esse é o meu primeiro filho e não tenho nenhuma experiência de como cuidar dele, tudo o que sei aprendi conversando com as pessoas mais velhas. Tenho certeza que essas palestras vão ajudar bastante nos cuidados que terei com meu filho e vai garantir uma infância melhor pra ele”, concluiu.

A Semana do Bebê é uma realização do Governo do Estado do Pará, por intemédio do Pro Paz e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef). O evento é realizado no Estado pela primeira vez e será utilizado como estratégia do governo paraense para mobilizar a sociedade em prol da primeira infância, acelerando os impactos positivos sobre a qualidade de vida das crianças, seguindo o exemplo dos resultados obtidos há mais de 10 anos em Canelas, cidade da Serra Gaúcha, onde o evento é realizado anualmente e de onde foi difundido para 25 municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, Argentina e Uruguai.

Em Marabá, a ação acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo José de Souza, localizada no bairro Liberdade, que possui cerca de 70 mil habitantes e é um dos mais carentes da cidade. A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Liberdade, Maria do Livramento, festejou a realização da Semana Estadual do Bebê na comunidade onde vive. “A demanda é muito grande e ampla. Ficamos felizes em receber esse projeto do Pro Paz, porque só através da garantia de direitos é que podemos pensar em uma cultura de paz”.



A Prefeitura de Marabá garantiu parceria no evento através da Secretaria de Cultura do Município. O titular do órgão, Melquiades Justiniano, explicou que pela primeira vez a Secretaria adiou a abertura da quadra junina, que coincidia com o encerramento da Semana Estadual do Bebê, por reconhecer a importância deste evento para a cidade. “Nós queríamos garantir a nossa participação na programação para dar a nossa contribuição a esse projeto de interesse coletivo. O Estado, através de ações como essa, promove a reflexão e interage com a comunidade na promoção do acesso à cidadania através da cultura, educação e assistência a saúde, minimizando a vulnerabilidade social”, afirmou.



A expectativa da organização para o evento em Marabá é atender cinco mil pessoas durante toda a semana, promovendo a mobilização da sociedade em torno da proteção à gestante e às crianças, pois é na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período incentiva o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social das crianças. “A prevenção e o cuidado na primeira infância é a garantia que teremos um jovem mais saudável e consciente no futuro. O Governo do Estado está sensível a isso e conta com a participação efetiva de todo o povo marabaense na Semana Estadual do Bebê”, disse Márcia Roberta Martinez, gerente de projetos do Pro Paz.

Fonte: O Xngu

Nenhum comentário:

Postar um comentário