Brasil Novo Notícias: CANDIDATA DE ALTAMIRA FALSIFICOU DIPLOMA

domingo, 9 de outubro de 2016

CANDIDATA DE ALTAMIRA FALSIFICOU DIPLOMA

Joseilda da Silva Amaral, mais conhecida como Josy Amaral (PSB), candidata à prefeitura de Altamira pela coligação “União pelo Progresso”, está sendo acusada de ter falsificado diploma de nível superior. O diploma falso consta da documentação apresentada em registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Josy Amaral foi denunciada pela coligação “O Trabalho vai Continuar”, que tem como candidato Domingos Juvenil (PMDB), à Polícia Federal, ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e ao juizado da 18ª Zona Eleitoral por crime de falsidade ideológica e falsificação de diploma. 
A candidata do PSB, que se intitula pedagoga e professora, apresentou certificado de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia, que teria feito na Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra), localizada na cidade de Wenceslau Braz, no Paraná.
Documento da universidade afirma que Josy
nunca estudou na instituição (Reprodução)
O certificado da Facibra, datado de 23 de maio de 2013, leva as assinaturas de Fabiano Teixeira da Cruz, diretor-geral da instituição, e de Luciene Maria dos Reis, secretária acadêmica da faculdade. Ocorre que o diploma é falso, como afirma o próprio diretor-feral da universidade, em documento registrado em cartório, com firma reconhecida.


Certificado apresentado pela candidata (Foto: Reprodução)
FALSIFICAÇÃO
 Em resposta a um ofício encaminhado à Facibra pela Secretaria de Administração de Altamira (SEMAD), Fabiano Cruz informa que Joseilda Silva Amaral “não é e não foi aluna desta instituição e que as assinaturas do certificado enviado por e-mail não são verdadeiras”. 
O fato é que a candidata nunca frequentou a instituição, nem foi graduada lá. Segundo a denúncia, consta do certificado que Josy Amaral, que é servidora pública da Prefeitura de Altamira, teria concluído o curso de Licenciatura em Pedagogia, na Facibra, em dezembro de 2013. Mas a data de emissão do documento é de 23 de maio de 2013, ou seja, de 7 meses antes.
Segundo a denúncia, a candidata juntou documento que sabia ser falso à Justiça Eleitoral, para modificar seu grau de escolaridade “em busca de uma maior qualificação eleitoral e com o intuito de passar maior credibilidade ao eleitorado de Altamira”. O DIÁRIO fez contato com o advogado de Josy - Sérgio Vidigal -, que afirmou que enviaria documentos em defesa da sua cliente. Mas, até o fechamento desta edição, nada foi enviado.
DIPLOMA FALSO


- Na última sexta-feira (2), o DIÁRIO entrou em contato com a direção da Facibra, para confirmar a fraude. Por telefone, a secretária-geral da instituição afirmou que o diploma apresentado por Josy Amaral é falso. Ela assegurou, ainda, a autenticidade do documento, em papel timbrado da Facibra, no qual a faculdade afirma que a candidata à Prefeitura de Altamira nunca estudou lá.

NA INTERNET
- Em vídeo publicado nas redes sociais de Altamira, Sérgio Vidigal Jr., advogado de Josy Amaral, classifica como “mentirosas” as informações de que ela não teria curso superior. “Apresentaremos à sociedade e à Justiça a verdade dos fatos”, garante. Procurado pelo DIÁRIO, ele disse que enviaria documentos ao jornal. Mas a redação nada recebeu até a noite da última sexta-feira (2).

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário