Brasil Novo Notícias: Alunos brasileiros são campeões em competições de robótica, dentre eles, Guibson Krause, filho de Brasil Novo

sábado, 15 de outubro de 2016

Alunos brasileiros são campeões em competições de robótica, dentre eles, Guibson Krause, filho de Brasil Novo

Estudante do campus Colatina venceram duas competições. Eles participaram, ao mesmo tempo, da LARC e da CBR
Equipe Asimov Futebol 2D
 (Foto: Divulgação/LARC/CBR 2016)
Equipes de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus Colatina, foram campeões na XV Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) e XIV Competição Brasileira de Robótica (CBR). Elas ficaram em 1º lugar em duas competições. Os eventos ocorreram ao mesmo tempo, de 8 a 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.
Nestas competições, equipes de estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil enfrentaram desafios de robôs de futebol, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate e outros.


As equipes participantes puderam concorrer em diversas categorias:


- Competição Robótica RoboCup: que envolve jogos de futebol simulados entre os robôs. Possui as seguintes sub-categorias: Small-Size, Simulation 2D (Futebol 2D), Simulation 3D (Futebol 3D), Humanoid and Standard Platform League (SPL), Rescue Simulation Agents, RoboCup @Home, Junior e Festo Logistics.


- Competição Robótica IEEE: que envolve a competição de robôs autônomos criados a partir de kits educacionais. Possui as sub-categorias: Standard Educational Kits (SEK, em que os alunos configuram robôs para salvar reféns em uma tragédia simulada), Open, Very Small Size e Humanoid Robot Racing.

Equipe Asimov Futebol 2D
(Foto: Divulgação/LARC/CBR 2016)
A equipe Asimov foi a campeã latino-americana de robótica categoria SEK (concorrendo contra 12 equipes, sendo duas mexicanas e uma peruana) e na categoria Futebol 2D (concorrendo contra 7 equipes brasileiras), ficando em primeiro lugar nas duas competições.

Japão


Além dos certificados e troféus, a equipe de Fubetol 2D ganhou uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Japão no segundo semestre de 2017 na cidade de Nagoia.

O professor Renan Osório Rios, coordenador do Curso Técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio e orientador das equipes, comenta que: “Nossos alunos ganharam na final contra a equipe do México na categoria SEK, que no ano passado foi a campeã latino-americana e também na final contra a equipe do ITA na categoria Futebol 2D, sendo 0×0 na primeira partida e 3×1 na segunda partida. Foi uma disputa acirrada, já que a equipe do ITA nos últimos três anos foi campeã brasileira na categoria.”

As equipes



Equipe Asimov SEK
- Alexandre Costa
- Caian Monteiro
- Kadichari Lima
- Renato L. Oliveira
- Rodney Schultz Küster
- Vinicius Zorzanelli
Orientadores: Renan Osório Rios e Igor Carlos Pulini.

Equipe Asimov Futebol 2D
- Breno Maia Costa
- Guibson Oliveira Krause
- Maykel Rodrigues
- Paulo Araujo dos Santos
- Roberto M. Kiefer
- Rodrigo Adão
- Vitor Nicchio Alves
Oriendadores: Giovany Frossard Teixeira e Jean Eduardo Glazar.

As equipes puderam contar com o apoio, também, de Rosangela de Freitas, funcionária terceirizada do Campus Colatina, que auxiliou na organização interna das equipes.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe que participou da Olimpíada Brasileira
de 
Robótica (Foto: Divulgação/OBR)

Paralelamente à LARC / CBR 2016, ocorreu também a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, voltada para alunos do ensino médio e técnico.

O Ifes Campus Colatina participou com a única equipe representando o Espírito Santo, que foi a campeã estadual. Os alunos que participaram foram: Brenda Comper, Mateus Krause e Vinicius Nunes.

Das 2.796 equipes participantes na primeira fase, a equipe Asimov ficou em 30ª colocação dentre as 48 equipes participantes da final nacional. Os professores orientadores foram Diego Rossi Mafioletti, Igor Carlos Pulini e Renan Osório Rios.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário