Brasil Novo Notícias: MUNICÍPIOS VERDES É BEM AVALIADO POR BANCO ALEMÃO E PELO FUNDO AMAZÔNIA

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MUNICÍPIOS VERDES É BEM AVALIADO POR BANCO ALEMÃO E PELO FUNDO AMAZÔNIA

Membros do banco alemão KFW e do Fundo Amazônia/ Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sdocial (BNDES) elogiaram as ações e os avanços do Programa Municípios Verdes (PMV) durante visita a Belém na última terça-feira (30). A comitiva esteve na sede do PMV, no prédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e foi recebida pelo secretário Justiniano Netto e pelo diretor Felipe Zagalo.
Participaram da avaliação o chefe da Divisão Setorial de Agricultura e Meio Ambiente na América Latina e Caribe do KFW, Jens Mackensen, e o gerente de projetos, Miguel Lanna, além do gerente de gestão do Fundo Amazônia, Guilherme Accioly. “O PMV é um dos maiores projetos do BNDES. Viemos para avaliar e pudemos constatar boas experiências. Na verdade, é muito bom analisar um projeto que já vivenciou uma primeira fase. Estamos em um segundo momento de comprometimento financeiro, e o programa é um dos mais estratégicos do governo brasileiro e do governo alemão”, afirmou Miguel Lanna.
Além de receber informações sobre a fase atual da execução do projeto aprovado junto ao Fundo Amazônia, como o avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o fortalecimento da gestão ambiental compartilhada entre Estado e Municípios, a delegação foi até o Bosque Rodrigues Alves e a comunidade Mari Mari, em Mosqueiro, conhecer um pouco mais da atuação do projeto em Belém.
Segundo a coordenadora de CAR da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), Ana Vilhena, em janeiro de 2014, Belém tinha 0,1% das áreas cadastráveis inseridas no CAR. “Em janeiro de 2015 fomos para 40% e estimamos que este ano esse percentual fique entre 60 e 70%”, afirmou.
“O principal apoio que tivemos para que avançasse o CAR veio do PMV. Foi fundamental para que cumpríssemos essa agenda, com a ajuda dos veículos que recebemos, GPSs, as capacitações. A empresa contratada ajuda a otimizar esses resultados. O desafio da cidade agora é se tornar um Município Verde e avançar com a regularização ambiental das propriedades”, pontuou o titular da Semma, Deryck Martins.


Por: Natália Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário