Brasil Novo Notícias: ALTAMIRA, BRASIL NOVO E VITÓRIA DO XINGU TERÃO MAIS DE 1 MIL MESÁRIOS NAS ELEIÇÕES 2016

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ALTAMIRA, BRASIL NOVO E VITÓRIA DO XINGU TERÃO MAIS DE 1 MIL MESÁRIOS NAS ELEIÇÕES 2016

Os mesários convocados para trabalhar nas eleições municipais em Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará no próximo domingo, 2 de outubro, estão recebendo o material que será utilizado na votação. Os mesários são responsáveis por organizar o pleito no ato da votação nas seções. Ao todo serão 1.148 voluntários nos três municípios que compõem a 18ª zona eleitoral.
Os presidentes das seções eleitorais vão receber, além da urna eletrônica, cabines e cadernos de votação. O material deve ser retirado no Cartório Eleitoral.
O Cartório Eleitoral deve entregar a partir de sexta-feira, 30 de setembro, as urnas para as seções em Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. O transporte será feito por uma empresa contratada.

Falta

Os mesários que, por algum motivo, não compareceram para trabalhar no primeiro turno das eleições no domingo (2) devem acertar as contas com a Justiça Eleitoral. Os  mesários que não justificarem as ausências ao juiz eleitoral em até 30 dias, após a eleição, podem pagar multa. Se o mesário for funcionário público poderá, ainda, ter descontado um percentual do salário ou até suspensão da atividade por 15 dias.


Vantagens de ser voluntário

Entre as vantagens de atuar como mesário estão o direito a dois dias de folga no trabalho, sendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos, desde que haja essa previsão no edital.

Outro benefício, segundo a Justiça Eleitoral, é destinado ao mesário universitário, que terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular, desde que a instituição tenha convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado. O voluntário também recebe um certificado de reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

O que faz um mesário

O mesário é nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei.

Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação. De acordo com o TSE, “o trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988”.


Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário