Brasil Novo Notícias: VÍTIMAS DE DESLIZAMENTO EM PORTO DE MOZ FICAM DESABRIGADAS

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

VÍTIMAS DE DESLIZAMENTO EM PORTO DE MOZ FICAM DESABRIGADAS

O Governo do Estado enviou no sábado (27) ao município de Porto de Moz (PA), no Baixo Amazonas, uma equipe de técnicos composta por representante da Defesa Civil estadual e uma assistente social do Programa Cheque Moradia, coordenado pela Companhia de Habitação (Cohab), para um levantamento detalhado da situação das famílias desabrigadas na comunidade de São Brás e definição de medidas para viabilizar novas moradias.
A comunidade em questão fica a três horas de viagem da sede do município e, a uma primeira avaliação, constatou-se tratar de uma área totalmente inviável para edificações em razão do solo inapropriado.
A Prefeitura Municipal ficou de definir um lote para que as novas habitações sejam construídas e, assim, cada família possa se habilitar a receber o benefício do Cheque Moradia, concedido para aquisição de material de construção.
Das seis famílias desabrigadas, quatro resistem em sair do local pois alegam possuir plantações, criação de gado e, algumas, sobreviverem da pesca. Atualmente essas famílias estão alojadas de maneira improvisada em embarcações, e a comunidade está se mobilizando para arrecadar alimentos e roupas, visto que perderam tudo. A Secretaria de Assistência Social do município também já está tomando providências para auxiliar essas pessoas, que somam, ao todo, 28.
Doze imóveis foram totalmente destruídos pelo fenômeno chamado de “terras caídas”: uma igreja, uma escola, um espaço comunitário, três fábricas de queijo e seis residências.

Por: Rosa Borges

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário