Brasil Novo Notícias: setembro 2013

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde indígena é discutida em conferência de Altamira



Acontece em Altamira, Pará, a 5ª pré-conferência nacional de saúde indígena, participam do evento nove etnias de 37 aldeias da região Transamazônica, além de órgãos que trabalham diretamente com essa população.
A pré-conferência visa buscar melhorias para a saúde dos indígenas do Xingu. O evento acontece em 34 distritos em nível nacional, as pautas levantadas durante o evento foram debatidas nas aldeias antes de serem levadas para o encontro.
Para as comunidades indígenas que participaram do evento, a discussão é necessária para levar qualidade de saúde às comunidades, pois muitos dos indígenas procuram a cidade para receber o atendimento, aumentando a demanda dos hospitais do município.
Os índios acreditam que a discussão é uma forma também de cobrar da empresa responsável pela instalação da hidrelétrica de Belo Monte as condicionantes de melhoramento da saúde as comunidades atingidas pela barragem.
O encontro teve duração de três dias e será formada uma comissão com 16 delegados que irão apresentar Altamira na 5ª conferência nacional de saúde indígena que acontecerá em novembro em Brasília-DF.

Fonte: O Xingu

Artesão é preso em Altamira por explorar mão de obra de menores


Está detido na delegacia de Polícia Civil de Altamira, sudoeste do Pará, Marco Rodrigues da Silva, artesão, sob acusação de exploração de menores.

A prisão aconteceu no centro da cidade pela equipe da Guarda Municipal. No momento da abordagem havia dois menores com Marcos, um de 11 anos e outro de 16 anos.

A Guarda Municipal informou que os garotos estavam sendo forçados a venderem os artesanatos do acusado.

O artesão explicou que mora em Itaituba e está na cidade para divulgar seu trabalho, e que os garotos pediram para aprender a confeccionar o material. "Eu quis ajudar os meninos, por isso entreguei alguns objetos para que eles vendessem", disse Marcos.

A Guarda Municipal conduziu os envolvidos para a delegacia e uma conselheira tutelar acompanhou o caso até à seccional, de acordo com ela, os menores serão encaminhados a seus responsáveis e a Polícia Civil irá apurar o caso.

Fonte: O Xingu

Fonte: Anapu em Foco

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE ACUSADO DE PEDOFILIA EM BRASIL NOVO




Reportagem: Gleyson Araújo
http://www.tvcidadebrasilno

ALUNOS DA ZONA RURAL RECEBEM MINISTRAÇÃO DA SEMA SOBRE O MEIO AMBIENTE EM BRASIL NOVO




Reportagem: Gleyson Araújo
http:

Raio destrói casa no travessão 140 norte, zona rural de Uruará

Por volta das 18 horas e 30 minutos deste domingo, 29, durante uma tempestade um raio caiu sobre uma casa no travessão 140 norte, zona rural do município a 85 km da cidade de Uruará, e incendiou a moradia destruindo totalmente.

No momento em que o raio caiu não havia pessoas no interior da residência, mas 11 pessoas da família que estavam dentro de uma casa próxima da casa atingida foram jogadas no chão pela força do raio, felizmente ninguém ficou ferido. No entanto em razão da descarga elétrica uma mulher precisou ser internada apresentando hemorragia. O fato foi relatado a nossa reportagem nesta segunda-feira por Francineide de Alencar Santos que estava na casa vizinha na hora do ocorrido. A casa destruída era do seu primo, segundo ela o raio caiu dentro do quarto encima da cama.

No momento a família estava reunida na tradicional Festinha dos Anjos feita todo ano no dia 29 de setembro. O temporal de vento forte e quando um trovão assustador reboou no céu o raio caiu na casa que fica na comunidade Jesus Salvador. “A casa ficou só as cinzas”, disse Francineide.
A família que perdeu tudo agora está pedindo ajuda para reconstruir a moradia, já que ficaram apenas com a roupa do corpo.

Por: Joabe Reis


Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo após ameaça matar a esposa

ARMA APREENDIDA
A polícia civil de Uruará com o apoio da polícia militar prendeu neste domingo, 29, um morador do Travessão 175 sul, zona rural do município, por posse ilegal de arma de fogo.

A prisão de José Felix de Oliveira, 37 anos, aconteceu por volta das 22 horas após sua esposa e seus enteados denunciarem que o mesmo vinha ameaçando de morte a própria esposa. Na residência onde José mora, que fica a 17 quilômetros da cidade de Uruará, os policiais apreendeu uma espingarda calibre 28 e vários cartuchos calibre 28.
ACUSADO
A prisão foi executada pelos policiais civis investigador Sílvio Alex e delegado Godofredo Borges com o apoio dos policiais militares cabo PM Manoel e soldado Clebson.
O agricultor preso foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por ameaça de acordo com o art. 7 inciso II da lei 11.340 Lei Maria da Penha c/c art. 147 do CPB com o art. 12 do Estatuto do Desarmamento, lei 10.826. Ele está recolhido na carceragem da delegacia de polícia de Uruará a disposição da justiça.



Por: Joabe Reis

Enem é alvo de 1.567 processos na justiça desde 2009


Alvo de 1.567 processos na Justiça desde 2009 - mais de seis ações por semana - o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) viveu boa parte de sua conturbada trajetória nos tribunais. Somente contra a edição deste ano, que será aplicada aos candidatos no fim de outubro, já se acumulam 12 queixas judiciais. Entre os motivos, a consulta ao espelho de redação é um dos mais recorrentes.

 O acesso à correção dos textos do exame foi reivindicado em 13 ações - originadas na Defensoria Pública da União (DPU) e nas procuradorias do Ministério Público Federal (MPF) em cinco Estados e no Distrito Federal. Até agosto, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar os 13 pedidos, sob argumento de que exibir o espelho das redações era inviável e representava prejuízo à administração pública e aos candidatos. Desde 2011 um Termo de Ajustamento de Conduta entre MPF e AGU garante aos candidatos vistas da prova só para fins pedagógicos.

 Para os outros casos, que vão desde problemas de edital até falhas de aplicação, a AGU não sabe informar se há mais sentenças favoráveis ou contrárias ao exame.

 Guerra fria. Veterano nas batalhas contra concursos e vestibulares, o procurador Oscar Costa Filho, do MPF cearense, é um dos principais responsáveis pela dor de cabeça judicial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que cuida do Enem. Para ele, que moveu ao menos 11 ações contra o Inep, o volume de litígios é causado pela ineficiência do governo federal. \'Há falhas graves e o exame é uma caixa-preta.\'

 A pressão política sobre os juízes, segundo Costa Filho, impede mais decisões contrárias ao exame. \'O governo vai diretamente aos presidentes dos tribunais para que eles suspendam liminares\', reclama. Em fevereiro, a AGU pediu a saída do procurador ao Conselho Nacional do Ministério Público, mas não houve afastamento.

 O defensor público Ricardo Salviano acredita que a enxurrada de ações ajudou nos aperfeiçoamentos pedagógicos e logísticos do exame. \'Ao fiscalizar, também discutimos soluções, como melhorias na acessibilidade da prova a deficientes\', relata ele, que pediu a anulação das questões do Enem 2011, que haviam vazado no Colégio Christus, da rede privada de Fortaleza. Para Salviano, o Inep ainda deveria criar um canal mais direto para queixas e dúvidas.

 A preocupação de MPF e DPU com o exame não se traduz só nas ações civis públicas. Entre 2009 e 2013, os dois órgãos também vasculharam fragilidades do Enem em 733 procedimentos administrativos internos - investigações e levantamento de dados pedidos por procuradores ou defensores antes da abertura de processos.

 Vestibular jovem. Na opinião do professor de Educação da PUC-Minas Carlos Jamil Cury, a enorme escala do exame, que neste ano já tem 7,1 milhões de inscritos, explica a quantidade de ações. A falta de tradição da prova em relação a outros vestibulares é outro motivo.

 No Tribunal de Justiça de São Paulo, constam pelo menos 11 ações nos últimos cinco anos contra a Fuvest, responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), que teve 172 mil inscritos em 2013.

 Para parte dos especialistas, as sentenças judiciais têm sido mais rigorosas com o Enem do que com os outros vestibulares, que geralmente não exibem espelhos das redações e resistem a revisões de nota.

 De acordo com o diretor jurídico da Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos, Leonardo de Carvalho, é natural haver mais questionamentos depois que o Enem se transformou no vestibular de algumas das melhores instituições do País. \'A tendência é de mais ações, pois as pessoas se veem motivadas a contestar no Judiciário\', diz.

 Em nota, o Inep declarou que os advogados da União garantem segurança jurídica ao exame e isonomia entre os candidatos. O Enem, segundo o instituto, se firmou como \'a régua republicana de acesso, de forma inclusiva e qualificada\', às seleções do ensino superior público e privado.

Fonte: Estadão Conteúdo

sábado, 28 de setembro de 2013

ESPORTE - CAMPEONATO PARAENSE DE KARATÊ URUARÁ CAMPEÃO DE MEDALHAS E 4º LUGAR NO ESTADO DO PARÁ


A academia de Karatê Taysan de Uruará se destacou no Campeonato de Estadual realizado no início do mês de setembro, na cidade de Parauapebas, alcançando o primeiro lugar em medalhas e quarto lugar no raking Estadual. 

A academia Taysan tem contribuído com o desenvolvimento esportivo de crianças, jovens e adultos no Município de Uruará e representado positivamente esta modalidade esportiva no cenário estadual e nacional. 

Ao todo foram 23 karatecas, os quais conseguiram 34 medalhas, em todas as categorias: de mirim a master. Além dos mestres Nilson Santos - faixa preta 4º dan; Evair Santos 1º dan, pais e responsáveis de alunos acompanharam a equipe.

Municípios participantes:

Belém, Ananindeua, Tailândia, Jacundá, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Tucuruí, Castanhal, Acará e Uruará.

VEJA O QUADRO DE MEDALHAS:





35 MIL PESSOAS PARTICIPARÃO DO IV CAMPORI SUL-AMERICANO DE DESBRAVADORES

LÍDER DE DESBRAVADORES 

DA DIVISÃO SUL AMERICA É O ENTREVISTADO DO MÊS NA REVISTA ADVENTISTA DE SETEMBRO E FALA SOBRE ESTE GRANDE EVENTO QUE ACONTECE EM JANEIRO DE 2014


Por: Cirineu Santos
Líder Máster Avançado de Desbravadores
Associado na área de Desbravadores da Missão Oeste do Pará - MOPa
Com informações da Revista Adventista - set 2013

O líder de Desbravadores da Divisão Sul Americana, pastor Udolcy Zukowski, foi o entrevistado da Revista Adventista neste mês de setembro, onde ele fala sobre o IV Campori Sul-Americano de Desbravadores que vai acontecer em janeiro de 2014.

Com o tema: Garotada em Alta, o destaque é que a Igreja dá atenção especial ao crescente exército de desbravadores sul-americanos. São mais de seis mil clubes de desbravadores no território da Divisão Sul Americana – DAS (Argentina, Brasil, Bolívia Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), formando um exército de 180 mil meninos e meninas cheios de energia e entusiasmo.

Entre os tópicos em destaque, o pastor Udolcy Zukowski, contará com a presença de 35 mil pessoas.  Das quais 33 mil estarão acampadas no Parque do Peão, em Barretos, interior do Estado de São Paulo. “Vamos construir uma cidade de barracas para esta população. Todos os números são superlativos: mil chuveiros, mil sanitários, hospital geral com 10 postos de atendimento, supermercado, shopping, arena para 35 mil pessoas”, comenta.

O pastor ainda explica que o mapeamento e os cálculos estão sendo feitos pelo engenheiro Eduardo  Wöhlers. “Para fazer funcionar essa ‘cidade do desbravador’, teremos uma equipe de 1.700 voluntários, sem contar mais de 4  mil líderes dos 1.100 clubes que virão de oito países sul-americanos, além de representantes da África, Europa e América do Norte”, explicou.

O líder de desbravadores disse que não pode falar das surpresas e coisas interessantes que terá no campori, mas revela que os clubes passarão um dia no maior parque de águas termais da América do Sul. "Conhecerão artefatos históricos no Museu do Desbravador. Escreverão toda a Bíblia em 5 minutos, em busca do recorde mundial. Participarão dos programas e sermões com líderes mundiais: Gilbert Cangy, de jovens; Jonathan Tejel, de Desbravadores; Rodrigo Silva, professor de Arqueologia.” Revela.

Segundo o pastor, as 40 mil casas de Barretos serão visitadas três vezes pelos desbravadores. “Cada vez com material ou informação diferente”, explica.

Ele conclui a entrevista falando que juvenis e adolescentes necessitam de amigos, aventura, histórias para contar aos outros, descobrir como funcionam as coisas e a natureza, sentir que são importantes e podem mudar o mundo. “O clube oferece oportunidades para suprir essas necessidades e, quando mostra o amor de Jesus e Seu convite à salvação, os desbravadores prontamente tomam a decisão por Cristo. Além disso, o clube pode ser de grande auxílio para evangelizar novos lugares”, disse.

Veja a matéria completa desta entrevista na Revista Adventista do mês de setembro de 2013, páginas 6 e 7.




UFPA realiza "vestibulinho" neste domingo

A Universidade Federal do Pará realiza neste domingo (29), das 9h às 12h, a seleção para as vagas ofertadas por meio da Mobilidade Acadêmica  Interna (Mobin) e Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex) para o ano de 2013. A prova será objetiva, por área do conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório, com 40 questões de múltipla escolha. Entre os cursos mais concorridos, estão Direito, Medicina, Engenharia Civil e Odontologia para o Mobin, e Direito, Medicina, Psicologia e Odontologia para o Mobex.
A expectativa é que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas, não deixando vagas ociosas, segundo a diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps), Marilucia Oliveira. Sobre a preparação dos candidatos para a prova, a diretora do Ceps dá um conselho. “Parece repetitivo, mas é bom lembrar os candidatos sobre o horário da prova, especialmente por conta do trânsito, embora ela seja realizada no domingo, pois um dos trajetos para acesso à UFPA ainda está interditado.”

MOBIN E MOBEX

A Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) é destinada, exclusivamente, a alunos dos cursos de graduação da UFPA, da capital e do interior do Estado, que tenham cursado, com aproveitamento mínimo de 25% e não mais que 75%, a carga horária das atividades curriculares do curso ao qual estão vinculados. 

Já a Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex), o chamado “Vestibulinho”, é destinada a graduados e a graduandos de outras instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem ter aproveitamento de no mínimo 25% da carga horária total do seu curso de origem, por ocasião da habilitação ao vínculo institucional.

O Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2013, conhecido como “vestibulinho”, será realizado nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Soure e Tucuruí. No total, são 668 vagas ofertadas nos diversos cursos e campi da UFPA. 

(DOL com informações da UFPA)

BRASIL NOVO em FOCO: COMOÇÃO E RESPEITO MARCARAM O ENTERRO DO SOLDADO GÓES EM BRASIL NOVO

SD Góes
Brasil Novo parou para dar o último Adeus ao Policial Militar Germilson Santos Góes o SD GÓES, foi com grande comoção e respeito por parte de familiares e amigos que o corpo do policial militar Brasilnovense de 37 anos, foi enterrado na tarde de hoje (4), às 17h30, no Cemitério São Bernardo, SD Góes estava a 8 anos na polícia militar, ele deixou esposa e dois filhos, com disciplina exemplo, o PM atuava nos últimos anos no destacamento de Brasil Novo. 
Amigos e Familiares no cemitério local


Um grande número de pessoas entre amigos, familiares e policiais militares, participou do sepultamento de Germilson, que teve honras militares prestadas pelos companheiros de farda.
Os Policiais Militares que estavam no local comentaram sobre o juramento que os policiais fazem quando ingressam na corporação, que diz que eles devem proteger a sociedade com a própria vida, se necessário, e disse que a perda do Soldado foi uma fatalidade, mas uma perda enorme para a Polícia Militar. “O soldado era um ótimo policial e vai fazer falta ao batalhão,”.
Ocorrência
 
Viatura Destruída
Germilson Morreu depois que a viatura onde ele e mais dois policias faziam começou uma perseguição a dois elementos acusados de assaltar uma farmácia o carro perdeu o controle e capotou na BR 230 (Rodovia Transamazônica ), durante a perseguição próximo ao igarapé jarucu em uma curva muito acentuada a viatura rodou na pista e capotou o SD Cardoso e SD Moreira que estavam na viatura sofreram escoriações por todo o corpo mais não correm risco de morte, já o SD Góes (Germilson Santos Góes) que estava dirigindo Faleceu no Hospital Natália Arraes em Brasil Novo. 
Nota do Amigo Junior Oliveira:
Amigo Germilson Santos Góes ( SD Góes ) várias conversas, brincadeiras com ele, Policial Militar dedicado e  amigo, mesmo quando estava com a farda sempre me cumprimentava e com um sincero sorriso no rosto, pessoa simples e de caráter...Se foi e deixou saudades...Que ele descanse em PAZ.

Por: Junior Oliveira

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Manifestantes ocuparam a BR-230, próximo ao município de Pacajá, PA.

A fila de carros ao longo da rodovia chegou a 4 km. 

Na quarta (25), caminhoneiros e manifestantes entraram em conflito.


Nesta quinta-feira (26), manifestantes continuam às margens da BR-230, próximo ao município de Pacajá, no sudeste do estado. Na quarta (25), eles fecharam a rodovia em protesto. Manifestantes pedem energia elétrica, melhorias nas estradas e o fim da violência no campo. O protesto começou na última segunda (23).
O trecho interditado dá acesso ao município de Altamira onde é intenso o trânsito de caminhões. Por causa do protesto, um grande congestionamento se formou. A fila de carros ao longo da rodovia chegou a 4 km.
O clima chegou a ficar tenso quando caminhoneiros entraram em conflito com os manifestantes. Houve a tentativa de atear fogo em uma ponte da estrada, mas depois da tensão a pista foi liberada para a passagem dos caminhões.
Fonte: G1 PA

Audiência no Fórum de Uruará discute a ocupação da Fazenda Nova Invernada

Audiência no Fórum de Uruará discute a ocupação da Fazenda Nova Invernada
Desde as 12 horas desta quarta-feira, 25, uma audiência no Fórum de Uruará discute a questão da ocupação de área da fazenda Agromil Agropecuária Invernada Limitada, Nova Invernada, que fica a 55 quilômetros da cidade de Uruará no travessão 155 norte. Da audiência é esperado que saia a decisão final sobre a ocupação de parte da fazenda por Sem Terras se ela é legal ou se mais uma vez uma ação de reintegração de posse aos proprietários da Fazenda. A Área ocupada seria uma reserva legal da Agromil Agropecuária Invernada Limitada.
Atualmente cerca de 40 famílias ocupam a área dividida em terrenos de 25 ha e 50 hectares. Famílias inteiras, inclusive crianças pequenas, ficaram o tempo todo do lado de fora aguardando a decisão da justiça.
 
De acordo com um dos Sem Terras, o trabalhador rural Jonas Camargo Vieira, popular Zé, o Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária (INCRA) realizou duas vistorias na área em que uma comprovou que se tratava de área improdutiva e a outra dizia o contrário e que já foram realizadas várias audiências, mas que até o momento sem nenhuma decisão definitiva. Segundo Jonas Camargo durante a ação de reintegração de posse ocorrida em outubro de 2009 ele teria sido preso e levado direto para o presídio em Altamira onde passou 17 dias preso em regime fechado. “Fiquei preso durante 17 dias no presídio em Altamira porque eu não quis pagar cestas básicas durante 6 meses de acordo determinava o termo de compromisso expedido pela Justiça para desocupação da área e ter incentivado as outras 58 famílias que ocupavam a área na época a não pagarem a cesta básica”, disse o trabalhador.
O resultado da audiência saiu por volta das 16 horas e ficou definido que os Sem terras que ocupam a área da Fazenda no travessão do quilômetro155 norte poderão permanecer e trabalhar na área invadida há mais de 7 anos, mas não poderão mexer (fazer derrubada) na mata. 
Nós tentamos um contato com os proprietários da Fazenda, mas não conseguimos. Tentaremos novamente para ouvir o que eles têm a dizer sobre o caso.
Por: Joabe Reis

POLICIAL MORTO EM PERSEGUIÇÃO A ASSALTANTES EM BRASIL NOVO SERÁ SEPULTADO HOJE NO CEMITÉRIO SÃO BERNARDO

Foto: Facebook
O corpo do Policial Militar morto na tarde de ontem, SD Goes recebeu as primeiras homenagens póstumas, pelos companheiros de farda, ainda em Altamira na noite de ontem e depois foi encaminhado para o km 50, no município de Brasil Novo, Oeste do Pará, para a despedida da família e amigos. O sepultamento está marcado para as 17hs no Cemitério São Bernardo no município onde aconteceu a fatalidade e a família reside. O SD Góes, que estava há 8 anos na Corporação, receberá honras militares durante o sepultamento. Góes deixou esposa, dois filhos, e o exemplo de disciplina. Nos últimos anos, o Soldado atuou no destacamento de Brasil Novo.

A busca pelos criminosos continuam sendo feitas pelo policiamento de Brasil Novo com o apoio de Militares do GTO e Moto-patrulhamento de Altamira. Os policiais receberam informações de que os indivíduos entraram em uma estrada vicinal e as pistas já ajudam os PMs que fecham o cerco e tentam encurralar os dois bandidos em um trecho entre Altamira e Brasil Novo. Hoje (27), o helicóptero das forças de segurança sobrevoará a região na busca pelos marginais. As primeiras informações são de que os assaltantes teriam entrado na vicinal da pioneira.

Durante a manhã chegaram a surgir comentários de que teriam prendido um dos bandidos, mas a informação não é verídica. Segundo informações repassadas aos meios de comunicação pelo o Cap. Diógenes Braga que comanda as buscas, houve uma renovação das equipes que estão realizando as buscas, e ao perceberam a movimentação dos policiais na troca de equipes, alguns moradores pensaram se tratar da prisão de um dos assaltantes.


Por: Valdemídio Silva

MOTORISTA ERRA MARCHA E CARRO VAI PARAR DENTRO DA PISCINA


Uma caminhonete foi parar na piscina do Hotel Água do Vale, em Balsas, a 752 km de São Luís, na manhã desta quinta-feira (26). Uma testemunha, que não quis se identificar, contou ao G1 que uma mulher, que conduzia o veículo, passou a marcha errada e acabou jogando o carro na água.

Antes de chegar à água, o veículo ainda teria atravessado alguns obstáculos que protegem a área onde ficam as piscinas. Testemunhas disseram que o carro, que amanheceu dentro da água, pertence a um hóspede, que seria namorado da condutora.

Ninguém ficou ferido e os envolvidos não quiseram falar sobre o assunto. Um primeiro guincho não foi suficiente para retirar a caminhonete do local. Somente um segundo guindaste conseguiu terminar a operação, por volta de 10h30.

G1

5 PESSOAS SÃO PRESAS NO PORTO DE MANAUS COM 50 QUILOS DE DROGA NO BARCO GOLFINHO DO MAR QUE SAIU DE SANTARÉM




As pessoas foram presas no 
barco Golfinho do Mar
Cinco pessoas foram presas e uma menor de 16 anos apreendida em flagrante com 39 pacotes de maconha prensada, com peso aproximado de 50 kg, em uma embarcação na manhã desta quinta-feira (26). A detenção foi realizada por policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência do Estado do Amazonas (Seai), após dois meses de investigações.

Antônio Nilson Freitas do Nascimento, de 29 anos; Kamila de Oliveira Silva , 18; Juliana Façanha Campos, 20, e Priscila Batista dos Santos, 22; traziam o material dentro de malas no Barco Golfinho do Mar II, proveniente da Cidade de Santarém, no Pará.

A abordagem foi realizada com auxílio de uma lancha, próximo ao porto da Manaus Moderna, zona sul. Não houve resistência à prisão.

Os procedimentos foram realizados na sede da secretaria e, após a sua conclusão, os flagranteados serão encaminhados à cadeia pública, onde ficarão à disposição da Justiça.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

VIATURA DA POLÍCIA MILITAR CAPOTA EM PERSEGUIÇÃO À BANDIDOS APÓS TENTATIVA DE ASSALTO MATANDO UM POLICIAL E DEIXANDO DOIS FERIDOS

A Drogaria teve os vidros estilhaçados pelos disparos e as marcas
ficaram também na parede do estabelecimento
A tentativa de assalto aconteceu por volta das 13h:00 desta quinta-feira (26), quando dois homens encapuzados tentaram roubar uma Drogaria no centro da Cidade de Brasil Novo. Segundo informações, quando os bandidos chegaram ao local para cometer o crime foram surpreendidos por um policial à paisana que estava no local. Ao perceberem, os bandidos disparam várias vezes contra o policial que se encontrava no interior da Drogaria que revidou aos disparos. Depois de terem disparado mais de dez vezes contra o policial, os dois bandidos empreenderam fuga em uma moto Bros de cor preta sem levar nada.

Policial Morto no acidente
Após os bandidos se evadirem do local, o policial informou à guarnição sobre o ocorrido e uma viatura seguiu em perseguição aos assaltantes pela BR 230 – Rodovia Transamazônica no sentido Brasil Novo/Altamira. Durante a perseguição o condutor da viatura perdeu o controle e capotou próximo a ponte do Igarapé Jarucu, há aproximadamente 3 KM de centro urbano do município, ferindo dois Policiais Militares, Moreira e Cardoso. Um terceiro policial, o PM Goes, não resistiu e faleceu logo em seguida. Os outros dois policiais foram encaminhados ao Hospital Regional da Transamazônica em Altamira. Segundo informações repassadas à nossa reportagem, Moreira está fora de risco, mas o PM Cardoso, que teve algumas fraturas, apresenta um quadro de saúde mais grave.

A viatura ficou destruída
Policiais Civis e Militares estão no encalce dos bandidos que estão foragidos e armados com pistolas. A policia recebeu informações que uma dupla com as características dos elementos em fuga teriam entrado em uma estrada vicinal. A polícia acredita que a prisão deles é questão de tempo.







Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio Silva/Internet


SARGENTO DA PM E JOVEM MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-163



Mais um grave acidente aconteceu em nossa região. O triste fato aconteceu na segunda-feira (22) na entrada da Rodovia BR-163 (Santarém/Cuiabá), no trecho que dá acesso ao município de Novo Progresso, no Oeste do Pará.

Acidente grave na BR-163
O policial militar “Sargento Edilson da Silva” estava pilotando uma moto da marca Honda BROZ, e colidiu de frente com outra motocicleta da marca FAN 125cc, pilotada pela jovem Vanessa, de 19 anos. Sargento Edilson da Silva, que é natural de Santarém, não resistiu à violência do choque e morreu na hora. A jovem Vanessa ainda chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu e morreu no Hospital Municipal de Novo Progresso.

Uma terceira vítima, Giovanne, foi transferida para Santarém onde está recebendo tratamentos médicos.

Segundo informações de populares, as motocicletas colidiram em alta velocidade de frente sem chance para as vítimas.

Sargento Edilson tinha quase 20 anos na Polícia Militar e ultimamente estava trabalhando em Novo Progresso. No dia do acidente, Sargento Edilson estava retornando do Distrito de Moraes Almeida, localizado em Itaituba, quando aconteceu a fatalidade.

O corpo do Sargento Edilson da Silva foi transladado para Santarém, onde foi velado por familiares e amigos, e depois sepultado, em meio a grande comoção da classe militar, de parentes e amigos.

Fonte: Folha do Progresso

Em dois meses 150 acidentes de trânsito, diz 9°GBM


Em levantamento divulgado pelo 9º Grupamento Bombeiros Militares de Altamira, nos últimos dois meses 152 acidentes foram registrados nas vias públicas da cidade, ou seja, uma média de 2,5 acidentes por dia.

Os dados preocupam o Corpo de Bombeiros que atuam diretamente no atendimento as vítimas. Em dois meses 44 acidentes envolveram carros e motos, 46 foram com referência a quedas de motos e em terceiro lugar está o atropelamento de pedestres.

De acordo com o setor de educação e estatística do Departamento Municipal de Trânsito de Altamira, DEMUTRAN, este ano foram registrado mais de 550 acidentes. Se continuar neste ritmo, até o fim do ano serão registrados pelo menos mais 350 acidentes no trânsito altamirense.

Para tentar diminuir a violência no trânsito de Altamira, o 9º GBM juntamente com o Demutran têm realizado campanhas junto aos condutores.

Fonte: O Xingu

Professores de Altamira entram em greve


Os professores das escolas estaduais de Altamira, no Pará, entraram em greve ontem (25). Os educadores fizeram uma manifestação junto com estudantes para pedir melhoria nas escolas.

Os profissionais se reuniram em assembleia para decidir sobre a adesão à greve. “Nós aderimos à greve da rede estadual porque queremos a regulamentação do plano de carreira, a hora atividade, a jornada, o piso salarial e condições de trabalho, tanto para os alunos quanto para os profissionais de educação”, disse Mônica Brito, coordenadora regional do Sintepp.

As seis escolas de ensino médio do município reúnem mais de cinco mil alunos. Em reunião com professores e estudantes, o secretário adjunto de Educação do Pará, Licurgo Brito, anunciou a contratação de novos professores e a reforma de pelo menos sete escolas da região da Transamazônica, duas delas em Altamira.

“Nós anunciamos uma lista de escolas que serão reformadas em toda essa região e anunciamos também mais especificamente o caso da Polivalente que já está em curso para a obra iniciar em novembro”, disse o secretário adjunto.

A escola Polivalente deve passar por reforma por meio de convênio com a empresa Norte Energia, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A TV Liberal já mostrou a precariedade da estrutura física da escola, que não possui água potável, por exemplo.

Parte de uma avenida no centro da cidade foi interditada para pedir melhorias estruturais para as escolas estaduais. Os estudantes não querem a paralisação total das aulas para não prejudicar o ano letivo.

“A gente achava melhor fazer as manifestações porque assim o governo também perceberia que os alunos também estão atrás de seus direitos e não só ao professores, porque aluno quer estudar”, disse Rebeca Nascimento, aluno da escola Polivalente.

Fonte: O Xingo