Brasil Novo Notícias: Sema apoia Brasil Novo a sair da lista de desmatadores do governo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sema apoia Brasil Novo a sair da lista de desmatadores do governo

Brasil Novo, no sudoeste do Pará, é o mais novo município do Pará a alcançar 80% do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades. O CAR é uma das exigências do Ministério do Meio Ambiente para que o município saia da lista de embargo. Para alcançar a meta, será necessário ainda firmar um termo de compromisso com o Ministério Público Estadual, o Pacto contra o Desmatamento Local, e apresentar um desmatamento menor do que 40 quilômetros quadrados.

Em reunião na quarta-feira (24), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o secretário adjunto da Sema, Hildemberg Cruz, recebeu a prefeita de Brasil Novo, Marina Sperotto, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Zelma Campos, para formalizar a marca alcançada e discutir os próximos passos para a saída do município da lista de maiores desmatadores do governo federal.

Sec. da SEMMA Zelma Campos e a Prefeita Marina Sperotto
no ato de entrega
dos CARs na Vicinal 13
O secretário garantiu que a Sema dará todo o apoio e orientações necessárias para que o município não apenas saia da lista, mas receba a gestão das atividades ambientais. “Estamos delegando competências a alguns municípios que estão preparados para isso. A descentralização é uma política que depende do esforço local e da criação de condições para se adequar. A Sema dará todo suporte para que Brasil Novo siga em frente no processo de descentralização”, ressaltou.

Para a secretária de Meio Ambiente de Brasil Novo, a conquista é resultado de esforços conjuntos. “Iniciamos o trabalho no município quando ele tinha apenas 40% de Cadastros Ambientais Rurais. Nos últimos 90 dias, conseguimos a marca de 80,43% dos cadastros. Se o povo não tivesse apoiado, não teríamos conseguido. Agora, é um momento para se repensar o modelo econômico do município”, avaliou.

Prefeita Marina Sperotto entregando o CARs ao 
Sr. Palmiro na Vicinal 12
A prefeita Marina Sperotto disse que a conquista mostra a importância do setor ambiental em sua gestão. “Brasil Novo tem a prioridade de sair da lista de embargados do Ministério do Meio Ambiente, principalmente porque influencia o agricultor, o pecuarista, o homem do campo. Vamos continuar fazendo o dever de casa até conseguir o desembargo e a descentralização ambiental”, assegurou.

O CAR foi instituído no Pará pelo Decreto Estadual nº 1.148, de 17 de julho de 2008. Trata-se do registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, mesmo aqueles que não exerçam qualquer atividade rural economicamente produtiva, que tem o objetivo de gerar uma base de dados estratégica para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e de combate ao desmatamento.





Fotos: ASCOM/PMBN e INTERNET
Texto:
Káthia Oliveira - Sema
Fone: (91) 3184-3341 / (91) 8896-3106 (Oi)

Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Tv. Lomas Valentinas, 2717 - Marco, Belém-PA - CEP: 66095-770
Fone: (91) 3184-3318 / 3319 / 3360

Nenhum comentário:

Postar um comentário