Brasil Novo Notícias: Maranhenses são enganados com falsa promessa de emprego em Altamira

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Maranhenses são enganados com falsa promessa de emprego em Altamira


Na manhã de ontem, 11/07, a Polícia Militar de Altamira, sudoeste do Pará, prendeu Delmar Batista Pinheiro por estelionato.


Segundo a polícia, Delmar trouxe para cidade 45 pessoas do estado do Maranhão, sob a promessa de que seriam empregadas no Consórcio Construtor Belo Monte, CCBM, onde trabalhariam na construção da Usina Hidrelétrica. 



As vítimas contaram ao Portal OXingu que ao chegarem na cidade, logo perceberam que foram enganados. De acordo com o grupo, Delmar cobrou R$450 reais de cada um para conseguir uma vaga na usina. Revoltados eles resolveram denunciar o acusado por estelionato e exigiam o dinheiro de volta e o retorno a cidade de origem. 



O grupo já está em Altamira há quatro dias e segundo as vitimas desde que chegaram o homem não teria dado assistência a eles. Sem condições de permanecer no local eles aguardaram na delegacia para revolver a situação. 



O acusado tentou se defender. "Trouxe os homens porque há vagas de emprego para todos no Consorcio Construtor Belo Monte", disse Delmar. Informou também que irá devolver o dinheiro ao pessoal e levá-los de volta para o Maranhão.



Delmar foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Altamira sob acusação de estelionato.



Sobre o caso, a assessoria de comunicação do CCBM informou que NÃO contrata, sob nenhuma hipótese, trabalhadores apresentados ou encaminhados por atravessadores de mão de obra, popularmente conhecidos como "gatos".



As admissões de mão de obra para a construção da Hidrelétrica Belo Monte são realizadas por intermédio do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e com o integral cumprimento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, assinado pelo CCBM e pelo Governo Federal em junho de 2012.



O Consórcio Construtor Belo Monte lamenta que pessoas inescrupulosas se utilizem do nome do CCBM para fazer promessas fictícias a cidadãos que estão em busca de emprego, tendo como único objetivo obter vantagens financeiras. 



"O CCBM coloca-se à disposição das autoridades para colaborar com ações que impeçam a ocorrência dessa prática criminosa, que tem o nosso total e irrestrito repúdio", finaliza a nota.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário