Brasil Novo Notícias: Mais de 20 policiais militares foram mortos em 2013

terça-feira, 9 de julho de 2013

Mais de 20 policiais militares foram mortos em 2013

Dados da Polícia Militar mostram que 24 policiais foram mortos em 2013. Cinco foram mortos em serviço, sendo três em acidente de trânsito e dois vítimas de homicídio. Quinze foram mortos fora de serviço - sendo quatro em acidentes de trânsito, sete vítimas de homicídios e quatro de latrocínio. Quatro policiais inativos foram vítimas de homicídios.

A Polícia Militar prendeu no início da tarde desta segunda-feira (8) o terceiro integrante do bando que matou o policial militar Jorge Luis Pinheiro Moreira ontem na estrada para Santa Izabel do Pará. O terceiro homem foi preso pelo Grupo Tático da PM em Castanhal e foi conduzido a sede da Delegacia de Castanhal onde será autuado por latrocínio.

O PM Jorge Luis Pinheiro Moreira foi assassinado com três disparos no rosto por três homens que entraram no ônibus que estava o militar. Ao perceberem a presença do policial os bandidos o renderam, colocaram de joelhos e efetuaram os disparos. De acordo com o polícia, após matar o soldado os bandidos retornaram ao interior do veículo para roubar os demais passageiros. O PM estava lotado no 12º Batalhão de Santa Izabel. 

Policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual e do Grupamento Tático do Comando de Castanhal prenderam dois dos envolvidos por volta das 22h de ontem, na rodovia que leva a São Francisco do Pará. Um deles morreu após troca de tiros com a guarnição da polícia. O terceiro integrante capturado hoje havia conseguido fugir.

O caso é investigado na delegacia de Castanhal e também será alvo de inquérito policial militar pela PM. A corporação informou que disponibilizou apoio do serviço psicossocial à família do militar. 

O corpo do policial militar Jorge Luis Pinheiro Moreira foi sepultado no cemitério Parque Eternidade, na região metropolitana de Belém, esta tarde.

Mais segurança

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Pará (Acspmbm-PA), cabo Francisco Xavier, afirma que a entidade tem cobrado do comando da PM ações que garantam maior segurança a categoria. 

Entre as medidas estão a compra de kits de segurança compostos por colete à prova de balas, algemas e armas para serem distribuídos aos policiais, além de passe livre nos ônibus. \"Há muita burocracia e estas reinvindicações ainda não foram atendidas apesar de já termos assinado um termo de compromisso com a PM em 2012\", esclarece o militar.

Policiais da capital já teriam começado a receber os kits e a dispor do passe livre nos ônibus, entretanto, no interior a medida não estaria valendo, segundo o cabo. 

A família do policial morto em Castanhal receberá assistência jurídica e social da Acspmbm-PA, instituição a qual o soldado Moreira era associado.

Outro lado

Em nota oficial enviada ao Portal ORM a Polícia Militar do Pará informa que a entrega do kit de segurança obedece a cronograma da instituição, já tendo sido entregue a militares da capital, região metropolitana, Tucuruí e Marabá - em andamento. As regiões de Castanhal e Marajó receberão armamentos e equipamentos neste semestre, bem como as demais regiões paraenses. 

O processo é atrelado a disponibilidade de material adquirido via licitação e cumprimento de normas regulamentares para a aquisição de armamentos, informa o texto. Ainda segundo a PM, o critério para disponibilidade do kit é o número de vitimização policial nas regiões do Estado. 

Já em relação a gratuidade no transporte, a polícia esclarece que segundo a constituição estadual o policial militar em serviço tem direito ao transporte gratuito. A legislação não especifica, entretanto, a questão do fardamento. Um decreto estadual de 2000 também assegura o mesmo direito aos PMs. 

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário