Brasil Novo Notícias: Estados Unidos acusado de espionar brasileiros

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Estados Unidos acusado de espionar brasileiros

Governo quer explicações dos EUA sobre espionagem de brasileiros


Notícia de que Brasil é alvo de espionagem de agência americana foi divulgada pelo jornal "O Globo", que teve acesso a dados denunciados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse neste domingo que o governo brasileiro recebeu com "grave preocupação" a notícia de que o Brasil vem sendo alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês). A informação foi divulgada neste sábado no jornal O Globo, que teve acesso aos dados coletados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. "O governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo americano por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil", disse Patriota em coletiva à imprensa em Paraty, onde passou o domingo.

Segundo a reportagem do jornal, tanto residentes e pessoas em trânsito no Brasil quanto empresas instaladas no país foram alvo de espionagem da NSA – e cerca de 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails foram espionados. Ainda de acordo com Patriota, "o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países."
Vazamento — As operações de vigilância de comunicações realizadas pela agência nos Estados Unidos e no exterior foram delatadas no mês passado por Snowden. Ele está foragido da Justiça do seu país, que o acusa de espionagem por ter vazado os dados de Washington. O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste sábado que oferecerá asilo ao fugitivo americano.
De acordo com os documentos sigilosos que vazaram, o Brasil aparece em destaque nos mapas da NSA, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão. Segundo os dados, os telefonemas e e-mails de brasileiros foram espionados graças à aliança corporativa entre uma grande empresa de telefonia americana, que mantém relações de negócio com serviços de telecomunicações no Brasil e no exterior.
A reportagem afirma que os documentos não divulgam o nome da companhia de telefonia dos Estados Unidos responsável pela ponte e também diz que não fica claro se as empresas do Brasil estão cientes de como a parceria com os EUA foi utilizada. O que fica demonstrado nos documentos vazados, conforme a reportagem do jornal, é que a NSA usa o programa Fairview para acessar os sistemas brasileiros.
Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a NSA precisa de autorização judicial para espionar as comunicações de um residente ou de uma empresa, "investigações" fora das fronteiras americanas não exigem formalidade, segundo ordem presidencial.
Até o vazamento de Snowden, as espionagens em escala global eram apenas uma suspeita. A confirmação das ações lideradas pelo governo americano tem causado desconforto diplomático com diversos países, especialmente os europeus.  
Fonte: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário