Brasil Novo Notícias: Altamira: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Altamira: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?

"A cultura não lida apenas com as artes e universidades, mas com todos os valores da sociedade humana, que a um governo democrático incumbe respeitar e vitalizar."  (Jorge Cunha Lima) 
Foto: www.altamiranotícias.blogspot.com 
A frase não lhe parece óbvia? A mim sim, mas para a maioria dos gestores brasileiros (maioria esmagadora), cultura é show em praça pública comemorando o aniversário da cidade, e quem sabe investir um pouco em torneios de futebol de bairros. Nada muito além disso, o que é realmente uma pena, já que para a sociedade, cultura é não somente expor quadros, preservar prédios antigos, é também guardar para a posteridade a história, os traços únicos de seu povo. 


Não temos museu, também não temos uma Casa de Cultura atuante, um balé premiado internacionalmente anda meio esquecido, a escola de música e os prédios públicos vivem com a permissão do tempo, sobrevivendo a cada inverno duro e verão opressor. Altamira, diferentemente da máxima dos interiores pelo Brasil conta com uma galeria de arte e um grande artista plástico, responsável pela construção de belas obras que por muito tempo deram um ar mais suave a dura imagem de cidade interiorana que cresce sem comando. Por algum tempo. 

Mas hoje, um novo duro golpe promete dias ainda menos cultos a nossa Altamira, na avenida Alacid Nunes, onde uma das emblemáticas rotatórias da cidade chama a atenção pela cruel passagem dos veículos desgovernados registra uma cena lamentável, mais uma vez o memorial do trabalhador foi depredado, e dessa vez, ferido na carne. Uma cena chocante e incomodante àqueles que tem um pouco de civilidade. Somente a esses, os membros das estátuas jogados no chão sufocam e prendem a atenção. 

Como o monumento, outro símbolo da cultura regional espera lentamente um sonhado reconhecimento. Em obras há meses, o único cinema da região é aguardado como a final da copa das confederações, não somos sede, mas temos sede de ver e ouvir o grandioso Lúcio Mauro entrar novamente em cena. Esperar não custa nada, apenas tempo, tempo que a cidade vê passando e, levando a cada grão de poeira, um pedaço, um membro que como a poeira, não volta mais. Mas se voltar, não será, nunca mais será o mesmo. 

Fonte: Blog da Karina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário