Brasil Novo Notícias: Índios podem deixar o sitio Pimental em Belo Monte.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Índios podem deixar o sitio Pimental em Belo Monte.


Foto: Felype Adms
Depois da reunião realizada nesta terça-feira em Belo Monte, mais precisamente no Sítio Pimental local de construção do barramento definitivo do Rio, indígenas e lideranças ribeirinhas concordaram em deixar o local (porém ainda permanecer), parcialmente as reivindicações apresentadas para a Empresa Norte Energia foram atendidas e ações de compensação e estruturação das aldeias serão realizadas em caráter emergencial, o clima não foi dos mais amistosos entre as partes, a reunião que começou alguns minutos após as 14 horas só teve um resultado no início da noite quando as lideranças assinaram o acordo com a empresa e órgãos mediadores.

Pelo menos 30 pessoas participaram da reunião de conciliação, outros pescadores ainda devem sentar com a Norte Energia nesta quarta-feira (17) para a discussão principalmente da área de pesca artesanal além de peixes ornamentais.

A Norte Energia garantil que os trabalhos no canteiro de obras deve ser retomado pelo Consórcio Construtor Belo Monte o mais rapido possível.

ENTENDA O CASO

Foto: Felype Adms
O Sítio Pimental foi ocupado na penúltima segunda-feira (8º por lideranças indígenas que se juntaram a um grupo de pescadores que estavam na área a mais de 20 dias, as categorias reivindicam o cumprimento de ações emergenciais discutidas amplamente com a Norte Energia e representantes de pelo menos 6 etnias da Rota Iriri além de tribos Arara da Volta Grande e Juruna.

A Ilha Marciana foi ocupada e as chaves dos veículos apreendidas pelas lideranças indígenas, bastante revoltados os índios não queriam negociação e avisaram que só deixariam o local depois que as ações de fato começassem a ser cumprida nas aldeias, como a abertura de estradas, perfuração de poços, transporte para os índios, atendimentos médicos, compensações financeiras e apresentação de um modelo satisfatório para a transposição das embarcações, depois da construção do barramento definitivo do rio.

HOJE (17)


Foto: Glici Lima (tv record)

Já informações repassadas durante a manhã desta quarta-feira, pelos pescadores e pilotos de lanchas da região atingida, é que não houve finalização e desocupação, "ainda falta muitas pessoas serem ouvidas não resolveram nem a metadade do que precisa ser colocado em prática" disse Lúcio Vale presidente da Colonia de Pescadores de Altamira.
Até uma fogueira já foi feita ao redor de máquinas no sítio pimental para avisar a empresa de que as negociações avançaram pouco.

Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário