Brasil Novo Notícias: Funcionários da Celpa desistem de greve por negociação

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Funcionários da Celpa desistem de greve por negociação

celpaOs funcionários da Celpa decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (23), não retomar a greve da categoria e aguardar a decisão da próxima audiência no Tribunal Regional do Trabalho, marcada para acontecer no dia 7 de novembro. Mas a categoria já marcou para esse dia uma paralisação para que os servidores possam acompanhar as negociações na porta do órgão. O sindicato não descarta a possibilidade de continuação da greve, dependendo do resultado da audiência.

O diretor jurídico da Celpa, Mauro Tavares, explica que a decisão de suspender a greve até a data da próxima audiência - a terceira entre a empresa e os trabalhadores - atende a um pedido da desembargadora do trabalho Francisca Oliveira Formigosa.

Segundo ele, a negociação esbarrou em um problema de comando da empresa. 'A Celpa alegou que não podia decidir nada porque não era mais a dona da empresa e por outro lado a Equatorial ainda não tinha assumido o comando e também não podia negociar conosco. Neste dia está justamente marcado para que a Equatorial assuma, por isso vamos suspender a greve até lá, para dar andamento na negociação', esclareceu.

A greve da categoria durou dois dias, 16 e 17 de outubro, mas foi suspensa para aguardar a negociação. Duas tentativas foram feitas e nenhuma delas obteve sucesso. Com isso, a categoria vai aguardar o resultado da discussão em estado de greve. 'Mas até lá as atividades seguem normais na capital e no interior', informou Mauro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários no Pará, Ronaldo Romeiro, na última quinta-feira (11), os trabalhadores paralisaram as atividades por 24 horas para protestar contra o desacordo por parte da empresa. A categoria reivindica o pagamento da primeira parcela da participação nos lucros da empresa que deveria ser feita no mesmo dia da paralisação, mas isso não aconteceu. 'O descumprimento por parte da empresa foi contra a 10ª cláusula do acordo coletivo, que prevê a regulamentação nos lucros e resultados da Celpa', explica.
Ainda segundo Romeiro, no mês de novembro aconteceria uma nova negociação para determinar o valor final a ser pago em uma segunda parcela, prevista para o dia 30 de abril de 2013, mas isso não deve acontecer.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário