Unico trecho urbano entre Altamira
e Brasil Novo da Tranasamazônica sinalizado
O trecho
da BR 230 entre os municípios de Altamira e Brasil Novo-Pa que teve parte
asfaltada em 2008 e até agora continua abandonada causando transtornos as
pessoas que precisam da estrada que serve de ligação das cidades da micro região
de Altamira e liga estas a capital do Estado transportando matérias primas do
setor primário a capital e outras cidades e trazendo produtos industrializados
para o comercio local. Nos últimos dias o transito foi paralisado por atoleiros
em varias partes da estrada. Acidentes são constantes, preocupados com a falta
de sinalização e com o abandono das obras por partes das empresas contratadas a
CJP (Comissão de Justiça e Paz) tem mobilizado a população para denunciar o caos
e propor soluções. Em novembro passado um protesto que parou o transito na ponte
do Jarucu próximo da cidade de Brasil Novo lembrou o DNIT do compromisso de
reformar e sinalizar a ponte. A reforma e a sinalização foi feita apenas nesta
ponte, como noticiada neste Blog. Inicio de abril um novo protesto paralisou o a
trafegabilidade no km 30 depois de mais um acidente com vitima fatal devido ao
pouco compromisso do DNIT. No ato a população exigiu do órgão federal para
cumprir a cobrança feita em 2011. Uma delas propôs a sinalização dos perímetros
urbano, quilômetros 23, 30 e 40, entrada da 12 e agrovila Carlos Pena Filho.
Quase dois meses depois uma empresa colocou apenas
no km 30, Pioneira entrada e saída das vicinais 10 e 09. Esperamos que a
reivindicação de sinalizar outros trecho seja o mais rápido atendida. Quanto ao
retorno do asfaltamento só em junho, pois só agora o diário oficial publicou a
expulsão da empresa licitada e não cumpriu o cronograma de obra. A empresa que
ficou em segundo lugar na licitação será convocada para continuar a obra. Sonho
dos colonizadores e os demais que aqui moram e pretende viver sem poeira nem
lama.
Foto e Texto Antonio
Nilso
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