Brasil Novo Notícias: ALTAMIRA: Capital da Transamazônica sofre com os problemas no transito

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ALTAMIRA: Capital da Transamazônica sofre com os problemas no transito

A cidade de Altamira no oeste do Pará vem registrando aumento relativo nos acidentes de transito e improduencias que se espalham pela cidade, quem mais sofre é quem não estava acostumado com tantos veículos. O que se ver hoje são ciclistas se arriscam em meio aos veículos, calçadas que são ocupadas por carros de condutores que não respeitam a legislação e improvisam estacionamento, esse comportamento tira dos pedestres o direito de ir e vir. É difícil para esse público passar pelos cruzamentos na cidade, na Avenida João Coelho com a Fausto Pereira o fluxo de pedestres e ciclistas é intenso, na Rodovia Ernesto Acioly com a Abel Figueiredo a modernidade dos semáforos chegou, porém os aparelhos não funcionam, no bairro de Brasília flagramos na noite de terça (29/05) os equipamentos acesos e condutores perdidos, nesta quinta (31/05) também à noite, só o sinal vermelho estava acesso. Em uma cidade que cresce a cada dia esses transtornos se multiplicam, segundo o historiador Antonio Ubirajara Umbuzeiro algumas ações são simples e de baixo de custo como pintura de faixas de pedestre, ciclovias e acostamentos.

“É preciso educar os condutores, mas também é necessário investir na área, houve uma descontinuidade do trabalho, na administração anterior avançou-se bastante, mas agora na atual, parou, o DEMUTRAM chegou a ficar sucateado e só agora com ajuda da Norte Energia é que veio atender com mais dignidade a população” Disse Antonio Ubirajara Umbuzeiro historiador.
Segundo Umbuzeiro, o departamento municipal de transito não recebeu os investimentos para continuar desenvolvendo os trabalhos na cidade, apenas quando saiu a licença de instalação de Belo Monte é que foram feitos investimentos na cidade. Procuramos a Norte Energia porém ninguém quis gravar entrevista, a assessoria da empresa informou por e-mail que já investiu mais de 5 milhões e 800 mil reais em veículos, pagamento de agentes e equipamentos para a boa fiscalização do departamento. Porém nas ruas podemos ver de tudo menos um trabalho mais educativo ou mesmo a presença de agentes para no mínimo coibir as imprudências.


Pra quem trabalha diariamente no transito como o professor de Auto Escola Edilson Duarte, a esperança é que haja um trabalho de educação no transito e reordenamento das sinalizações na cidade, pois as imprudências tendem a piorar com o aumento populacional.

Professor Adilson Duarte
“Hoje Altamira vive uma realidade, mas depois tudo isso vai piorar e muito, essa cidade já tem uma frota fora do comum, falta espaço para tantos carros, motos e até mesmo o número de pedestres, se não for feito nada isso vai se tornar uma verdadeira zona sem domínio” Afirma Adilson Duarte professor de Auto Escola.


Acidente na João Rodrigues.

As fotos tiradas por Ubirajara Umbuzeiro são flagrantes e não tão difíceis de encontrar, a soma de imprudência, falta de fiscalização, pouca ou deficiente sinalização sobram brigas no transito motoristas que não respeitam a legislação e a cidade e sobram os acidentes.


A casa de Leis de Altamira deve discutir o projeto encaminhado por Ubirajara Umbuzeiro, mesmo conhecendo os problemas da cidade muitos vereadores só agora devem começar a tomar providencias para o caos, a presidente da casa de leis parece saber dos problemas da cidade. Quem está nas ruas espera providencias das autoridades responsáveis, quem são pagas pelo povo para atuar em seu favor , caso contrário os riscos tendem a aumentar.
OPINIÃO: A POPULAÇÃO ESPERA QUE CADA VEREADOR FAÇA A SUA PARTE, MAS SABEMOS QUE MESMO COM A APROVAÇÃO UNANIME DO PROJETO, O EXECUTIVO É QUE PODE OU NÃO ATENDER AO PEDIDO DOS VEREADORES, QUE FORAM PROVOCADOS PELA SOCIEDADE. É FATO QUE NOS ÚLTIMOS MESES, CENTENAS DE PROJETOS FORAM APROVADOS, MAS AINDA AGUARDAM PARA SER EXECUTADOS, ESSE SERÁ SÓ MAIS UM ENTRE OS OUTROS, DIANTE DA SITUAÇÃO É BOM QUE ACREDITEMOS EM MILAGRE.
Por: Felype Adms e Arlito Ramos.
Blog Altamira Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário