Brasil Novo Notícias: AGRICULTORES DO PROJETO ITATÁ SE REÚNEM EM ASSEMBLÉIA PARA RECEBEREM AÇÃO DO INCRA

segunda-feira, 4 de junho de 2012

AGRICULTORES DO PROJETO ITATÁ SE REÚNEM EM ASSEMBLÉIA PARA RECEBEREM AÇÃO DO INCRA



Os sócios da Associação do PDS ITATÁ esteveram reunidos na manhã deste sábado (02), com o objetivo de articular e preparar os agricultores para receberem à ação do INCRA e da SEMA em parceria com a Polícia Federal – PF e da Força Nacional que será desencaddeada no dia 11 de junho na área de assentamento. Na reunião estiveram presentes cerca de 200 agricultores, (hoje existem 921 famílias cadastradas na área do PDS), além da presidente do STTR de Brasil Novo.

A preocupação da Associação é com o receio que os produtores poderiam ter de receber as equipes, uma vez que a presença da Força Nacional e da Polícia Federal nestas ações tem sido visto como transtornos por parte de alguns agricultores por acharem que as forças policiais representam uma repressão e não a segurança como hora se propõe.

Lembrando das dificuldades de acesso às propriedades, o senhor Antônio Carlos dos Santos“CARLÃO”, proprietário de terras no PDS, disse que essa ação já era esperada pelos agricultores e servirá para que os poderes públicos possam conhecer melhor aquela localidade.

A decisão de reunir os agricultores partiu da direção da entidade que os representa por intermédio do Sr. Alteir Mardegan, secretário Executivo da Associação dos trabalhadores e trabalhadoras do PDS Itatá. Alteir Mardegan participou na quarta-feira (30) de maio de uma reunião em que o INCRA “sentou”com vários órgão, entre eles a PF, a Força Nacional e a SEMA, dicutirem o desencadeimento da ação que fará o levantamento socioeconômico da área. “ É o momento de nos unirmos e somarmos juntos, respondendo aos questionário e dando as informações que eles precisam, só assim poderemos nos tornar visíveis e mmostrar que estamos só querendo uma chance para produzir” – dissa Alteir Mardegam se referindo à importância de os agricultores não omitirem informações ao INCRA.

O agricultor Sílvio Costa, conecido como “SÍLVIO CABELUDO”, afirma que esse é o momento dos agricultore se unir para somar com a ação e que a reunião deste sábado serviu para que todos percebam que o trabalho trará benefícios para a localidade e não deve ser visto como forma de repreção.

Durante a reunião ficou acertado que todos os agricultores deverão está em suas propriedades para que quando as equipes do INCRA estiverem fazendo seu trabalho possa ser recebida e as informações sejam dadas. Os agricultores também saíram otimistas com o fato de que essa ação dará início ao processo de licenciamento de suas terras.

Por: Valdemídio Silva

Equipe Popular FM
www.rpopularfm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário